Braga vai ter uma Assembleia Municipal Jovem a partir do ano letivo 2024/2025

Com o objetivo de aproximar os jovens de Braga das dinâmicas políticas do concelho, acaba de ser lançada a Assembleia Municipal Jovem de Braga. A representá-la estarão estudantes das escolas secundárias. Para isso, as próprias escolas são desafiadas a inscrever-se na plataforma lançada pela Assembleia Municipal (AM) de Braga.
De acordo com o Regimento, o órgão será representado por cinco alunos de cada estabelecimento de ensino inscrito, constituídos em grupos municipais, os quais devem eleger um representante. Em declarações à RUM, a presidente da AM de Braga, Hortense Santos, explica que a ideia passa por “chamar os jovens para a vida pública e para a participação cidadã enquanto poder local”. As propostas mais votadas até ao limite máximo de três, serão submetidas à apreciação da Assembleia Municipal a reunir em Sessão Extraordinária.
De acordo com Hortense Santos, o projeto vai arrancar já no ano letivo 2024/2025. “Queremos que os jovens tenham esse envolvimento a partir do 1º período do próximo ano letivo”, explica. O interesse deve ser manifestado via e-mail até ao final de agosto, mas como nesta fase as escolas ainda se encontram com várias tarefas em desenvolvimento por parte dos professores, mais no final de agosto, a Assembleia Municipal de Braga fará um contacto “mais próximo com uma chamada de atenção”, na tentativa de que as escolas não percam a oportunidade de envolver os seus alunos.
A Assembleia Municipal Jovem de Braga reúnirá em duas sessões ordinárias a realizar no final de Fevereiro e Março, respetivamente em cada ano civil.
REGIMENTO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL JOVEM
Braga não será pioneira no lançamento de uma assembleia municipal jovem, que até existe nalguns concelhos vizinhos. A presidente da Assembleia Municipal refere que esta “é também uma forma de Braga se associar ao envolvimento dos seus jovens na vida pública”. Além disso, nas escolas de Braga já existe a “tradição” do Parlamento dos Jovens que permite, posteriormente, a participação dos jovens na Assembleia da República.
Os membros da Assembleia Municipal de Jovem de Braga irão depois eleger a mesa composta por um Presidente e dois Secretários, devendo a lista respeitar o disposto na Lei da Paridade.
A Presidente da Assembleia Municipal de Braga preside à sessão de instalação, coadjuvada por um dos membros da Assembleia Municipal indicado pela conferência de representantes de grupos municipais e pelo Presidente da Comissão Permanente do Conselho Municipal da Juventude.
As inscrições podem ser feitas através do seguinte endereço eletrónico: geral@am-braga.pt
