Braga acolhe comemorações do centenário do Corpo Nacional de Escutas

Mais de 20 mil escuteiros vão rumar a Braga nos dias 27 e 28 de maio a propósito das comemorações do centenário do Corpo Nacional de Escutas (CNE). A ‘Festa do Centenário’, terá diversas atividades que serão realizadas em vários locais da cidade, incluindo o ‘Fórum 100’ para discutir e debater ideias, cujas conclusões serão posteriormente apresentadas em outubro, no congresso de encerramento das celebrações do centenário.

Na apresentação do programa, que decorreu este sábado, na sede regional de Braga do CNE, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou o trabalho realizado pelo Corpo Nacional de Escutas em “benefício da comunidade, contribuindo para promover os ideais escutistas entre os jovens e consolidar a sua formação para a vida”. 


“O escutismo faz muita falta à nossa sociedade e o trabalho que os escuteiros fazem nas nossas comunidades é uma enorme mais-valia para a formação humana e social de todos os nossos jovens, incutindo valores que ficam para a vida toda”, considera, sublinhando a dimensão do “serviço ao próximo” que, no seu entender, “é uma vantagem para todas as comunidades”.


A sessão contou também com a presença de D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga, que se mostrou orgulhoso por a Arquidiocese receber estas comemorações e adiantou que em 2024, será também Braga a acolher o 5.º Congresso eucarístico Nacional, celebrando o primeiro congresso eucarístico nacional também ocorrido na cidade. D. José Cordeiro espera que “os escuteiros possam descobrir a riqueza da história que os precede e que juntos possam traçar aquele que será o novo século da vida do CNE”.


Por sua vez, Ivo Faria, chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas, destacou as diversas atividades programadas, que vão desde oficinas a jogos. Vamos trazer escuteiros de todo o país, de todos os agrupamentos e regiões. Vamos espalhar-nos por toda a cidade e dar cor, festa e alegria a Braga”, garante.

Do programa consta ainda a inauguração de um monumento evocativo do centenário do CNE, assim como a celebração eucarística e a sessão solene comemorativa do centenário.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sem Regras
NO AR Sem Regras A seguir: RAPresentação às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv