Braga vai ganhar nova creche até julho de 2024. São mais 84 vagas em S. Lázaro

Braga vai ganhar mais uma creche com 84 lugares até julho de 2024. A ´Creche Sá de Miranda` conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, na ordem dos 812 mil euros, sendo que no total a obra irá rondar 1 milhão de euros. A empreitada é da responsabilidade do Centro Social de S. Lázaro.

O equipamento vai nascer na sede do Centro Social de S. Lázaro, nas traseiras da igreja, de acordo com o Padre Rúben da Cruz. O responsável acredita que a creche estará pronta a tempo de dar resposta às necessidades já no início do próximo ano letivo.

Atualmente, o Centro Social de S. Lázaro tem 11 respostas sociais desde creches a ATL, lares, universidade sénior, entre outros. Em breve, serão abertas as pré-inscrições para a ´Creche Sá de Miranda`.

Em outubro, a RUM noticiou o início de construção do ´Clube dos Pequenos`, em Gualtar. O equipamento terá capacidade para 84 crianças, porém já foram recebidas 145 pré-inscrições. Tendo em conta esta realidade, o Padre Rúben da Cruz adianta que a equipa já está preparada para “uma procura superior à oferta”. A missão, neste momento, passa por organizar a abertura em termos de recursos humanos e consumíveis, de modo a que quando a creche abrir portas tudo esteja “a 100%”.

Brevemente serão abertas pré-inscrições para as 84 vagas disponíveis nesta nova infraestrutura, nas traseiras da igreja da freguesia.

Questionado pela RUM sobre a possibilidade de esta creche vir a ter um horário alargado, o responsável garante que “não têm sentido essa necessidade”, contudo, caso essa resposta seja solicitada pode ser discutida.

Esta não é a única obra financiada pelo PRR que o Centro Social de S. Lázaro tem em mãos. Em fase embrionária está a construção de um Lar com 120 camas, em Vila Verde. O projeto será apoiado com 4,28 milhões de euros, sendo que o total da obra serão 8 milhões.

“Há necessidade de um aumento efetivo dos apoios do Instituto da Segurança Social para que o social não seja apenas uma fatura paga pelas instituições”, alerta o Padre Rúben da Cruz, visto que uma parte considerável dos projetos será da responsabilidade do Centro Social de S. Lázaro.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Musicodependência às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv