Braga. Túnel da Avenida reabre ao trânsito em maio

O túnel da Avenida, o mais longo da cidade de Braga, só reabrirá ao trânsito em meados de maio de 2024, enquanto que as obras na Avenida da Liberdade devem ficar concluídas, na sua totalidade, no início de fevereiro, anunciou à RUM o presidente do Município de Braga, Ricardo Rio.
Certo é que as obras rodoviárias na cidade de Braga continuarão a implicar constrangimentos de trânsito durante todo o ano de 2024, em 2025 e, certamente, ainda em 2026. Depois da Avenida segue-se o Nó de Infias e o BRT. Segundo o autarca, o município “tem tudo preparado para que a IP (Infraestruturas de Portugal) possa muito rapidamente lançar o concurso do Nó de Infias” que, na ótica de Ricardo Rio “é um dos projetos emblemáticos para a cidade de Braga” neste ano de 2024.
2024 com muitos investimentos nas vias rodoviárias
O arranque físico do BRT é o projeto de maior dimensão perspetivado para este ano de 2024 que agora começa. Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em 100 Milhões de Euros, prevê nesta fase inicial duas linhas: a Amarela e a Vermelha.
A Linha Amarela terá cerca de seis quilómetros e dez estações, e promoverá a ligação entre a zona sul da cidade, onde se localiza o Minho Center, e a estação ferroviária, promovendo a captação de passageiros do transporte individual através de um park & ride no extremo Sul da linha. Segundo o projeto, será possível “resolver a fratura urbana nos eixos da Avenida António Macedo, Avenida Padre Júlio Fragata e Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires”.
A Linha Vermelha terá cerca de 6,2 km e dez estações, contará também com interface com o transporte
ferroviário e ligará à Universidade do Minho e ao Hospital. Contribuirá para a resolução da fratura
urbana no eixo da Avenida Imaculada Conceição, Avenida João XXI e Avenida João Paulo II.
Este meio de transporte vai complementar a atual rede dos TUB e articular com as redes dos transportes intermunicipais das CIM’s Cávado e Ave, com o transporte ferroviário e com a mobilidade ciclável.
A par do início dos trabalhos na rede viária para a instalação do BRT estão previstos investimentos nas vias rodoviárias da responsabilidade da autarquia na ordem dos 15 Milhões de Euros, para os quais o município já contratou um empréstimo.
