Braga terá registado melhor abril de sempre no setor do comércio e serviços

O setor do comércio e serviços em Braga terá vivido o melhor abril da história ao nível do volume de faturação. Os dados são avançados pela Associação Empresarial de Braga.
No total gerou-se um valor de 121 milhões de euros em transações feitas com cartões eletrónicos, mais 30 milhões do que no período homólogo do ano passado. “Não temos histórico de um número tão alto”, refere o diretor-geral.
Os resultados, de acordo com Rui Marques, foram “muito influenciados pelas celebrações da Semana Santa”, que se juntaram ao alívio de restrições decorrentes da pandemia. No setor da restauração, os números também são animadores. Em mais de três anos – desde janeiro de 2019 -, abril de 2022 foi o mês em que se registou o maior volume de transações.
Os turistas estrangeiros, sobretudo espanhóis e franceses, tiveram “um grande impacto” no crescimento da atividade económica em Braga e isso nota-se, por exemplo, no setor da hotelaria. Mais de 50% das dormidas e dos pagamentos nessa área foram da responsabilidade de cidadãos oriundos de outros países. Na hotelaria, a atividade económica durante o mês foi superior à registada em abril de 2019, período pré-pandemia.
