Braga terá dois meios aéreos e um Unimog para combater incêndios no verão

Braga terá duas aeronaves disponíveis para o combate a incêndios, durante o período crítico.

No aeródromo, vão estar entre junho e outubro, “um meio aéreo ligeiro e outro pesado, um Kamov”.

À RUM, o vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, adiantou ainda que foi adquirida uma viatura de todo o terreno para combate a incêndios florestais, um Unimog, para ajudar os Bombeiros Sapadores no combate a incêndios. A viatura, que implicou um “investimento de 100 mil euros”, chegará “até ao final deste mês”. Além disso, lembrou Bessa, há em Braga “uma viatura de comando operacional, para situações não só de incêndios, mas também de outro tipo de ocorrências e para grandes eventos”.

Neste momento, está no terreno uma equipa responsável pela limpeza das faixas de gestão, mas, segundo o vereador, a Câmara pretende ainda assinar protocolos com uma família e uma instituição para criar aceiros, na Falperra, que possam ser um aliado no combate ao fogo.

“Temos também as equipas locais de proteção civil, que têm sido muito úteis na ajuda, quer na vigilância e em alguns casos no primeiro combate, como é o caso da equipa de Pedralva e de Sobreposta. Estamos a constituir uma equipa que irá entrar em funções em S. Mamede e S. Pedro de Este, com um kit próprio de combate para a primeira intervenção”, afirmou.

A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Braga, que esteve reunida recentemente, aprovou “mais cinco equipas de proteção civil em várias freguesias, que podem ajudar em várias ações, quer do ponto de vista ambiental, quer do ponto de vista daquilo que são ocorrências que vão acontecendo nas freguesias e também em alguma vigilância”. No total, Braga tem agora dez equipa de proteção civil. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv