Braga tem previstos 1,2 ME para espaço cultural na Fábrica Confiança

Braga tem previstos 1,2 milhões de euros para a criação de um espaço Multiuso e Cultural na antiga Fábrica Confiança. O montante está inserido no dossier final de candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.
A ideia é preservar a memória industrial no concelho, sendo que, neste momento, continuam as conversações com os proprietários da empresa para disponibilizar algum do espólio. Esta vertente direcionada para a cultura irá nascer no atual edifício, sendo que a residência universitária, que contará com mais de 700 camas, irá ocupar o novo edifício a ser construído nas traseiras da antiga saboaria.
O projeto da residência estudantil é financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Para o espaço dedicado à cultura serão canalizados 1,2 milhões de euros.
O presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, adiantou à RUM que em cima da mesa, além do espólio da fábrica, poderá estar a criação de um auditório e outras valências ainda em discussão. O projeto deverá ser executado entre 2023 e 2024.
