Braga. Suspeitos sem sintomas graves aguardam vários dias para fazer o teste

Aumentou o número de prescrições de testes à covid-19 por via da SNS24 e pela linha criada pelo ACES de Braga para utentes com sintomas da infecção. O aumento substancial está a sobrecarregar as zonas dedicadas à realização de testes, como são exemplos o Hospital de Braga ou o Drive Thru, da Unilabs, instalado no parque de estacionamento do Altice FORUM Braga.
Nos casos suspeitos menos graves, é o próprio doente que tem de proceder à marcação, mas os centros drive thru lançados pela Unilabs em parceria com vários municípios, nomeadamente Braga e Guimarães, no distrito de Braga já não conseguem indicar uma previsão para a realização dos mesmos.
Recorde-se que cada um dos centros Drive Thru tinha capacidade diária para a realização de 150 testes.
A RUM está desde ontem a tentar contactar a Unilabs, mas até agora, sem sucesso. Para as questões enviadas pela Universitária ainda não chegou qualquer resposta.
A RUM sabe também que os resultados dos testes estão cada vez mais atrasados. Em causa estará a escassez de reagentes nos laboratórios.
Portugal tem 7443 casos confirmados de covid-19. Até à meia-noite de ontem perderam a vida 160 pessoas vítimas desta pandemia.
