´Braga`: Rui Madeira dá vida a Monsenhor Abel. Um sacerdote com traços pedófilos

Estreia esta quarta-feira a série policial de ficção “Braga”. A antestreia está agendada para a noite desta terça-feira, no Theatro Circo. A série, que será emitida na estação pública, conta a história de Carlitos, um jovem de etnia cigana que em confissão revela ao padre que uma pessoa importante da sociedade é pedófila. Quando Carlitos está prestes a ganhar coragem para falar abertamente sobre o caso, visto que o padre não pode revelar o que lhe foi contado, o jovem de 12 anos aparece morto.

Filmada há cerca de dois anos, a produção de Tino Navarro, com argumento de Tiago R. Santos e realização de Pedro Ribeiro, ganha atualidade com a polémica dos alegados abusos sexuais na igreja católica.

A RUM conversou com Rui Madeira. O ator e diretor da Companhia de teatro de Braga interpreta Monsenhor Abel. Trata-se de uma das personagens que irá “despoletar toda a história”. Aos microfones da Universitária, confessa que este é um personagem desafiante.

Natural de Santarém, mas há várias anos na cidade dos arcebispos, inspirou-se numa personalidade real, que não revela o nome, porém, frisa que os traços problemáticos de Monsenhor Abel são contrários à pessoa real.

O título de Monsenhor é conferido pelo Papa a sacerdotes da Igreja Católica por serviços prestados ou pelo exercício de funções eclesiásticas de governo ou de diplomacia.

“Clara, honesta e intelectualmente concreta”, são estas as palavras escolhidas por Rui Madeira para descrever a série “Braga”. Além das relações dentro do seminário, o trabalho chama à atenção para o multiculturalismo da cidade bimilenar.

Rui Madeira elogia também a posição da igreja bracarense no que diz respeito aos alegados casos de abusos sexuais, uma vez que tomou “uma posição firme” na “necessidade de falar desta questão e assumir as responsabilidades”.

Antestreia da série “Braga” está agendada para as 21h30, no Theatro Circo. A entrada é gratuita, sendo que cada pessoa pode levantar, no máximo, dois bilhetes. A produção contou com o apoio logístico, no valor de 40 mil euros, do Município de Braga.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv