Braga regista madrugada “completamente pacífica” após dias de mau tempo

Braga com "duas ocorrências pontuais" já ao final da manhã desta quinta-feira: uma "pequena inundação num anexo, na zona de Trandeiras, e a queda de uma árvore em São Pedro d’Este".
Palavras de Altino Bessa

O vereador com o pelouro da Proteção Civil de Braga fez um balanço positivo das últimas horas, com o mau tempo a dar tréguas na região, apesar da chuva constante. Segundo Altino Bessa, depois de uma noite considerada “completamente pacífica”, registaram-se “apenas duas ocorrências pontuais” já ao final da manhã desta quinta-feira: uma “pequena inundação num anexo, na zona de Trandeiras, e a queda de uma árvore em São Pedro d’Este”.


O cenário contrasta com o período de terça para quarta-feira, onde o trabalho dos Bombeiros Sapadores de Braga, segundo o autarca, foi mais intenso, com várias inundações, queda de árvores e de painéis publicitários.

Outro ponto que esteve sob monitorização durante estes dias foi o Rio Cávado mantendo-se o fecho preventivo dos acessos às praias fluviais. Apesar do alerta da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para descargas pesadas na Barragem da Caniçada, – o que levou a uma reunião com os autarcas que seriam diretamente afetados, – o processo ocorreu de forma “mais ou menos doseada”.

Altino Bessa enaltece ainda o trabalho realizado pelos serviços municipais que “souberam dar resposta àquilo que foram as solicitações” e o “melhoramento” efetuado nas infraestruturas locais. As obras realizadas na ‘Recta do Feital’, em 2025, exemplifica, eliminaram um problema histórico de cheias em todos os invernos. “Resolvemos esse problema e julgo que, definitivamente, com a obra que lá foi executada”, remata.


Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Praça do Município
NO AR Praça do Município A seguir: Clube de combate às 13:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv