Braga reforça meios de emergência com nova viatura para os Bombeiros Sapadores 

O Município de Braga apresentou esta sexta-feira a mais nova ambulância de emergência pré-hospitalar para os Bombeiros Sapadores. O veículo foi adquirido para reforçar o serviço de intervenção do INEM, num investimento de 80,5 mil euros.

Durante a apresentação aos jornalistas, o vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, sublinhou que o equipamento se junta as outras duas ambulâncias já existentes para “reforçar” o atendimento às crescentes solicitações de intervenções. Vinca ainda ser “os Bombeiros Sapadores quem, em primeira instância, tem a responsabilidade de socorro à população”.

O autarca aponta que esta ambulância conta com equipamentos que permitem transportar doentes entre unidades hospitalares. “Acaba por ser ainda uma mais-valia que vem a acrescentar a todas as necessidades e a todas as solicitações cada vez mais e maiores e mais exigentes no nosso município”, refere, sublinhando que esta aquisição faz parte do investimento “superior a 2 milhões de euros” realizado nos últimos cinco anos nos Sapadores.

Altino Bessa revelou ainda que os Bombeiros Sapadores adquiriram à Agere, por 10 mil euros, o veículo destinado ao ´Socorro Animal´, o que permite que este disponha a partir de agora de equipamentos de sinalização. Em 2024, avança, foram realizados 341 socorros de animais, como parte da política de proteção animal do conselho.

Alteração de Companhia para Batalhão “traz um sem número de vantagens”

Durante sessão realizada no último dia 18 de junho, a Assembleia Municipal aprovou por unanimidade que os Bombeiros Sapadores de Braga sejam promovidos a Batalhão. A ‘promoção’ segundo o comandante da corporação, Nuno Osório, é favorável “em vários setores”.

Permite, segundo o responsável, estar constituídos em secções, em três companhias, sendo duas operacionais e uma de apoio, ter um “segundo-comandante, que como companhia não permitia” e “um sem número de vantagens”. O que, para Nuno Osório, é fruto do trabalho realizado pela corporação. “Era injusto que Braga não tivesse um batalhão de bombeiros”, finaliza.

Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv