Braga recebe júri internacional no âmbito da candidatura a CEC 27

A cidade de Braga é hoje visitada pelo júri internacional que vai definir que cidade portuguesa vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027.
A consultora da candidatura e ex-membro do júri, Cristina Farinha, sublinha a importância deste momento para a cidade dos arcebispos. Aos microfones da RUM explica que se trata de um dia que “importa mobilizar toda a gente”. “Queremos levar o júri a um maior número de sítios possível e dar a oportunidade de o júri conhecer o maior número de pessoas”, atesta.
A equipa organizadora da Braga 27 apela aos bracarenses para que “urpreendam” na tarde desta quarta-feira e apareçam na Praça, entre as 16h00 e as 17h00. A ideia passa por mostrar ao júri internacional “a vontade de Braga de ser Capital Europeia da Cultura em 2027”.
Num apelo deixado nas redes sociais, a organização realça a importância de mostrar a vontade de Braga em conquistar este título.
“Queremos que fiquem a conhecer a simpatia e a hospitalidade dos bracarenses e, por isso, preparámos um momento público para mostrarmos à Europa por que queremos e devemos ser Capital Europeia da Cultura em 2027”, lê-se na nota.
Aveiro, Braga, Évora ou Ponta Delgada. Uma destas cidades será a vencedora. A divulgação está agendada para a próxima semana, dia 7 de dezembro (quarta-feira).
Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada disputam o título da quarta cidade portuguesa a ser Capital Europeia da Cultura, depois de Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).
A cidade portuguesa escolhida para receber o título de Capital Europeia da Cultura em 2027 vai partilhar a distinção com a cidade letã de Liepāja.
A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa comunitária que teve início em 1985 e tem como objetivo promover anualmente a dinamização cultural e a qualidade de vida de diferentes cidades da Europa.
