Braga quer parques industriais de 4.ª geração e já se discutem localizações

A Câmara Municipal e a InvestBraga queram aumentar o número de parques industriais no concelho. Segundo o administrador executivo da empresa, há já terrenos identificados para fazer nascer novas áreas empresariais, mas faltam verbas comunitárias. 

Carlos Silva adianta que o objetivo é criar parques industriais “de quarta geração, para instalar empresas de valor acrescentado, na área dos serviços e áreas estratégicas para a cidade, que permitam realimentar os sistemas instalados em Braga”. 

Em causa está “um processo lento”, porque “são financiamentos elevados, muitos deles financiados por fundos comunitários, que obriga a um planeamento grande, por parte da InvestBraga e da Câmara”. 

Há já localizações estratégicas pensadas para acolher estes parques industriais e empresas interessadas em mudarem-se para Braga, em alguns casos “projetos diferenciadores”, que, se forem revelados, “fazem aumentar, por exemplo, o valor dos terrenos”. No entanto, Carlos Silva acredita que algumas empresas possam ser instaladas “daqui a três ou quatro anos”. 

A instalação destes parques industriais está dependente de condições financeiras, provenientes de fundos comunitários ou de uma estratégia conjunta com as empresas. Recentemente, Braga viu uma candidatura reprovada, para cidades que dispunham de menos parques industriais, mas o administrador da empresa municipal adianta que continuam “a tentar arranjar financiamento comunitário”, lembrando que “há outras formas de desenvolver os projetos”, por exemplo, “através de uma estratégia conjunta entre empresas e a Câmara”. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv