“Braga poderá ter um papel de mentor de outros planos locais de leitura”

“Braga poderá ter um papel de mentor de outros planos locais de leitura”. A convicção é da Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, Regina Duarte, que esteve, esta segunda-feira em Braga, para a apresentação do novo projeto nacional “Lab PNL”, uma espécie de incubadora de projetos de leitura que marcou o arranque da Semana da Leitura.

Um dia totalmente dedicado ao que de melhor se faz na cidade dos arcebispos com passagens pela Biblioteca Pública, Lúcio Craveiro da Silva, Gnartion e Theatro Circo. “Levamos daqui (Braga) muitas ideias”, revela aos microfones da RUM a comissária que descreveu o trabalho que tem sido feito como “pioneiro”.

Estudos recentes demonstram que, apesar do que era expectável, os jovens entre os 15 e os 35 anos estão a ler mais, por influência de ´book talks` e clubes do livro.

O grande desafio, segundo Regina Duarte, passa, agora, por conseguir impactar as faixas etárias dos adultos, alguns com pouca escolaridade.

O caminho, acredita a comissária, será o já implementado em Braga pela mão da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva que passa por levar os cidadãos a estes espaços culturais. “Esta relação de proximidade”, poderá fazer deixar cair por terra a ideia de que “estes espaços não são para todos” acabam por colocar os cidadãos “à vontade”. 


Plano Local de Leitura vai iniciar estudo de hábitos de leitura dos bracarenses.

Neste momento, ainda não é possível quantificar se o número de leitores tem crescido na cidade de Braga, contudo, a diretora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), não tem dúvidas que “há uma movimentação para o objeto livro”.

Na sessão de apresentação do Plano Local de Leitura de Braga ‘Ler+Qualifica’, uma iniciativa de promoção de leitura direcionada a públicos adultos, Aida Alves avança que entre 20 a 30% dos alunos estão “a ler mais”.


Em breve será iniciado um estudo, com o intuito de identificar os hábitos de leitura e preferências em escolas, lares e outras instituições que são visitadas pela BLCS. Os resultados deverão ser conhecidos dentro de seis meses.

O Município de Braga e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva iniciaram, recentemente, uma iniciativa de dinamização da leitura em duas empresas da região: Bernardo da Costa e Webhelp. Depois de um inquérito foi possível perceber que mais de 50% dos funcionários têm interesse em livros de autoajuda e biografias, 46% em romances e apenas 7% demonstra interesse por poesia. No futuro, serão reservados 45 minutos para “sessões de orientação para a leitura e clubes do livro”. Visitas familiares à BLCS é outra das atividades em cima da mesa.

A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas que decorre de 27 a 31 de Março, nas cidades de Braga, Condeixa-a-Nova, Faro, Évora e Lisboa.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Musicodependência
NO AR Musicodependência A seguir: Terra Pura às 16:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv