Braga Para Todos volta a alertar para degradação do pavimento na Praça da República

O Braga para Todos pede uma intervenção urgente do Município de Braga no pavimento da Praça da República. Trata-se de um alerta antigo, visto que em 2019, quando o movimento cívico chamou a Câmara à atenção para a degradação dos dois chafarizes laterias, hoje jardins, tinha abordado esta problemática.

Ouvida pela Universitária, Elda Fernandes relata existirem pedras levantadas cerca de 3 centímetros acima do pavimento, o que leva crianças e idosos a tropeçar e em alguns casos, relata o movimento, a ferimentos mais graves. O piso degradado e partido dificulta, também, a mobilidade de pessoas em cadeiras de rodas. Além da questão estética, que não abona a favor do Melhor Destino Europeu, o Braga Para Todos realça a necessidade de salvaguardar a segurança dos bracarenses e visitantes.

Quando questionada pela RUM sobre se tinha recebido alguma resposta da parte do executivo municipal, sobre a resolução do problema, Elda Fernandes adianta que deste executivo só têm recebido silêncio, garantindo, porém, que a “autarquia tem consciência do que se passa”, na Praça da República.

Em resposta, o presidente do Município de Braga declara não ter conhecimento de situações excecionais na zona. “Em toda a cidade, aqui e além, há necessidades de manutenção, mas em relação a essa zona em particular não tínhamos tido eco de problemas muito significativos, até porque ela infelizmente, diria, não tem sido tão utilizada quanto gostaríamos e como ocorreu em outros períodos”, refere.

Ricardo Rio acrescenta que não existe, atualmente, nenhuma intervenção de fundo pensada para o local. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv