Braga Limpa é o projeto vencedor da edição de 2024 do Bem Comum

‘Braga Limpa’ foi o projeto vencedor da edição de 2024 do Bem Comum, um programa da Braga 25. O anúncio do projeto vencedor decorreu, esta sexta-feira, nos Paços do Concelho.
A coordenadora do Bem Comum, Andreia Martins, explica que este programa “visa capacitar e ativar os jovens para participar na vida política da cidade e fazerem o exercício de pensar como se constrói o bem comum”. “Aquilo que procuramos inicialmente é mobilizar os jovens e trabalhar o diálogo democrático no âmbito das oficinas que realizamos na primeira fase do programa, nas escolas, e trabalhando esse diálogo conseguimos que os jovens desenvolvam uma atenção consciente para as necessidades do coletivo”, diz.
O ‘Braga Limpa’ tem como propósito “promover a reciclagem e a educação ambiental e valorizar a economia circular e a compostagem, como explica a jovem representante do projeto vencedor, Marta Lamelas.
“Cada vez mais temos tentado levar às escolas projetos que promovam a cidadania e a participação ativa”, comentou a vereadora da educação, Carla Sepúlveda, acrescentando que cada vez mais o município de Braga tenta levar projetos às escolas, que promovam a cidadania.
Altino Bessa comentou o comportamento da sociedade no que concerne à reciclagem: “Há um bocado esta mentalidade que é ‘eu posso deitar o lixo para o chão, porque eu pago impostos’. E as pessoas sentem-se no direito de poderem conspurcar o espaço público, que podem deitar ao chão porque alguém tem que limpar”.
“Nós podemos culpar a Câmara, a Agere, a Braval, todas as entidades, mas há uma coisa que nunca vai acontecer:
se não fizermos a separação dos resíduos dentro da nossa casa, nunca vai haver uma entidade que vá lá fazer”.
