Braga lidera rede europeia de planeamento de ação do URBACT sobre economia noturna

A Câmara Municipal de Braga vai liderar, pela primeira vez, uma rede europeia de planeamento de ação do URBACT – um programa de cooperação territorial que promove o desenvolvimento urbano e sustentável nas cidades da Europa. Implementada pela Comissão Europeia e com um orçamento de 850 mil euros, esta rede foca na relevância que a economia do período noturno representa para as cidades.
Para o presidente da Câmara Municipal de Braga a nomeação é “o reconhecimento do compromisso da cidade em implementar soluções inovadoras para enfrentar os desafios da economia local”. À RUM, Ricardo Rio destaca ainda o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nas redes URBACT ao longo dos últimos anos. “São espaços de colaboração muito alargados entre sociedades de diversos países, de partilha de experiências e até de inspiração para novos projetos”, refere, sublinhando as vantagens para a própria cidade.
O objetivo desta rede é desenvolver um plano de ação que garanta a prestação de serviços públicos de qualidade no período noturno em áreas como a mobilidade, segurança ou higiene urbana. Simultaneamente, pretende-se promover atividades de oferta cultural, de diversão e das indústrias criativas “para que, posteriormente, essas boas práticas possam ser extrapoladas para outras cidades”, acrescenta o autarca local.
Além de Braga, esta rede URBACT, reúne mais nove cidades, incluindo três capitais europeias, nomeadamente Paris (França), Tallinn (Estónia) e Nicósia (Chipre), mas também cidades turísticas como Málaga (Espanha), Varna (Bulgária), Zadar (Croácia) e Budva (Montenegro) e ainda Piraeus (Grécia) e Génova (Itália).
Braga integra também rede URBACT sobre ODS
A cidade minhota vai também integrar uma rede URBACT sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), liderada pela cidade finlandesa de Espoo. De acordo com o edil, o objetivo será construir um plano de ação para criar processos e ferramentas governamentais adaptados localmente.
Nesta rede participam ainda as cidades de Tallinn (Estónia), Valência (Espanha), Gabrovo (Bulgária), Kosice (Eslováquia), Mannheim (Alemanha), Agius Dimitrios (Grécia) e Jablonec nad Nisou (Chéquia).
