Braga. IL quer novo parque industrial e instalações próprias para Assembleia Municipal

Redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), mais ciclovias, criação de um novo parque industrial e de instalações próprias para a Assembleia Municipal. Estas são algumas das propostas que a concelhia de Braga da Iniciativa Liberal apresentou, ontem, para as “Grandes Opções do Plano e Orçamento 2024/2027”.


Em entrevista à RUM, Bruno Machado, deputado municipal, adianta algumas das sugestões apresentadas na área da habitação. “Defendemos que deve haver, por exemplo, uma isenção de IMT para prédios que se destinem a arrendamento com um período mínimo de cinco anos, defendemos que deve ser equacionado, por exemplo, a eliminação do AIMI, está provado que a criação desse imposto teve um reflexo no aumento das rendas entre 3% e 20%, e poderá também ser implementado um programa de aquisição de habitações próprias nos bairros sociais”, acrescentou.


Uma das prioridades do partido é “a implementação do PDM, com mais áreas industriais”. Bruno Machado considera que um novo parque industrial pode nascer a sul da cidade, em Celeirós, ou entre Pitancinhos e Adaúfe, uma vez que nesta zona “vai ser criada uma nova via”. “É uma carência que tem que ser estudada e implementada rapidamente”, defendeu o liberal.

A criação da Semana Europeia da Democracia Local, a transmissão das reuniões de câmara, “que já foi aprovada em Assembleia Municipal, mas ainda não foi concretizada”, o portal da transparência, “onde o cidadão poderá saber o custo das obras e dos serviços que são despendidos” são outras propostas da IL.

Bruno Machado diz ainda que, “tal como a lei preconiza, a Assembleia Municipal deve ter instalações próprias, para dignificar o órgão”. “Andamos de sala em sala, os deputados municipais não têm um local onde possam reunir com os munícipes. Há um espaço que está a ser requalificado, o edifício da Francisco Sanches, que poderia muito bem acolher e com a dignidade toda a Assembleia Municipal”, finalizou.

Deverão ser garantidas as ligações por ciclovia entre os principais pontos da cidade: centro histórico, Ecoparque das 7 Fontes, Universidade do Minho, estação rodoviária e ferroviária, com acesso à zona pedonal do centro da cidade de Braga. Implementar um Seguro de Saúde Municipal para promover o atendimento atempado dos cidadãos e eliminar listas de espera no SNS ou a elaboração do Plano Municipal da Juventude também constam no documento. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Campus Verbal
NO AR Campus Verbal A seguir: Ficha Tripla às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv