Braga é uma das quatro finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2027

Braga é uma das quatro cidades que passou à fase final da corrida a Capital Europeia da Cultura 2027 (CEC). O anúncio foi feito esta tarde, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, pelo conjunto de júris internacionais.
Fazem parte da “short list” as cidades de Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada.
Para o presidente do Município de Braga este é um “momento de satisfação”, sendo que se trata do alcançar de um “desejo coletivo da cidade de Braga”. Ricardo Rio sublinha que este é o resultado de um trabalho elaborado ao longo de dois anos e que contou com o contributo de várias instituições e cidadãos.
Chegar a esta fase para o autarca bracarense “já é uma grande vitória”, mas não esconde que a meta está traçada e essa passa por conseguir que Braga seja a Capital Europeia da Cultura.
Os próximos meses, de acordo com o edil, serão “exigentes”. A equipa terá acesso a uma pré-avaliação do júri, de modo a perceber os pontos fortes e fracos do dossier. Serão feitos ajustes e intensificadas iniciativas que irão resultar num segundo dossier. Após a entrega do documento final, terá lugar uma nova audição com o júri internacional. Até ao final do ano, representantes do júri da Comissão Europeia irão visitar Braga.
A responsabilidade a partir de aqui “aumenta”, pois, a qualidade das candidaturas concorrentes também será superior.
Recorde-se que a Comissão Europeia estipulou que um município de Portugal e outro da Letónia partilhassem o título durante o ano de 2027. Foram apresentadas 12 candidaturas incluindo a da cidade dos arcebispos que escolheu como tema “Tempo de contemplação”.
Entre o final de 2022 e o início de 2023 será revelado o nome da cidade portuguesa que irá receber o título de Capital Europeia da Cultura em 2027.
