“Braga está na liderança do futuro” mas não pode perder onda da inovação

“Braga está na liderança do futuro”. Estas foram as palavras utilizadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na visita, esta quarta-feira, ao final da tarde, ao centro de inovação social “Human Power Hub” Human Power Hub.

O Chefe de Estado teve oportunidade de conhecer de perto alguns projetos pioneiros, nomeadamente, o ´Bike Atitude´ e o ´Equilibrium´. Já em fase de scaling foram apresentados três: ´Ler + Pc`, vocacionado para a aprendizagem de crianças com paralisia cerebral, o ´Pegadas do Brincar`, que passa por fazer da sustentabilidade algo divertido e, por último, numa vertente mais digital o ´Silioslife`, que aposta na digitalização dos mais idosos como forma de combater o isolamento e exclusão social.

Para Marcelo Rebelo de Sousa não existem dúvidas de que os próximos anos serão “únicos para aproveitar a visão de médio/longo prazo a nível de apoio europeu”. Um comboio que o país e o concelho de Braga não podem perder, de modo a converter “projetos embrionários” em “projetos com velocidade cruzeiro”. Estes serão também, na opinião do Chefe de Estado, “tempos únicos para as autarquias sedimentarem a mudança qualitativa que viveram”.

Para Marcelo, se se deixar a aposta na inovação social para daqui “10, 15 ou 20 anos”, as condições serão piores.

“Perdeu-se tempo. A pressão é tal do ponto de vista da inovação social que se não pode perder tempo”, rematou.

Num discurso em que recordou os tempos como autarca deixou também vários elogios ao edil bracarense, uma vez que não cedeu à tentação de limitar a inovação que surge no concelho, ao invés foi “catalisador”.

Marcelo Rebelo de Sousa comprometeu-se a visitar mais vezes a cidade dos arcebispos até ao final do mandato, de modo a garantir que o comboio da inovação não perde velocidade. “Braga não só respondeu (às necessidades atuais) como está a antecipar respostas, o que é espetacular”, declara.

Por sua vez, o presidente do Município de Braga sublinhou o trabalho da sua equipa, ao longos dos últimos dois mandatos, em possibilitar um “crescimento inclusivo”. “O mote de que ninguém fica para trás não é um mero chavão. É algo que levamos muito a sério em todas as áreas de governação municipal. Fomos das primeiras cidades a nível Europeu da Rede Eurocities a comprometer-se com o Pilar Europeu dos Direitos Sociais com investimentos assegurados a médio prazo muito significativos e somos das cidades que tem interruptamente sido considerada das cidades mais amigas das famílias”, elenca.

O edil frisa que muitos dos projetos de inovação social que nascem no Human Power Hub têm condições para ter “viabilidade económica”, ou seja, não serão dependentes do financiamento público ou de outras linhas de financiamento.

Esta quinta-feira, o programa das festividades do 10 de Junho, na cidade dos arcebispos, continua. Pelas 10h30 está prevista a cerimónia militar para o içar da bandeira nacional na Praça do Município. De seguida, o Chefe de Estado irá visitar as atividades militares expostas na Praça da República.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Livros com RUM (rep.)
NO AR Livros com RUM (rep.) A seguir: Pérola Negra às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv