Braga espera melhor Natal de sempre. São estimados 250 ME em compras no comércio local

Braga espera que o Natal de 2022 seja o melhor de sempre quer em termos de entretenimento quer de afluência.

O programa “Braga é Natal 2022” é composto por mais de 200 atividades no centro histórico e nas freguesias.

Na apresentação, que teve lugar esta segunda-feira, no Posto de Turismo da cidade, o presidente da Associação Comercial, Daniel Vilaça, perspetivou um acréscimo de 20% face ao período homologo e cerca de 250 milhões de euros em transações neste que é, segundo a AEB, um dos melhores destinos de compras da quadra natalícia no país.

Este ano, os lojistas que participem nas ações da AEB vão oferecer aos clientes, em compras superiores a 20 euros, uma raspadinha que garantidamente terá prémios. No Mercado de Natal, grande novidade da programação bracarense que será instalado na Praça do Município, 14 pastelarias irão apresentar as suas iguarias entre os dias 1 e 16 de dezembro.

No total, o Município vai investir 400 mil euros no programa “Braga é Natal”. Questionado pela RUM sobre se a autarquia irá encurtar o período em que as luzes de Natal estarão ligadas, o presidente da autarquia bracarense, Ricardo Rio, afirma que cortar uma hora ou um dia “como alguns propõem ou como o Governo tentou impor é absolutamente ridículo”. O edil garante que o verdadeiro custo está na instalação das luzes e refere que no ano de 2021 a autarquia pagou 3.700 euros de eletricidade sublinhando que há vários anos que Braga opta por iluminação LED.

A cerimónia de inauguração das luzes de Natal está agendada para 1 de dezembro, quinta-feira, às 18h00, na Avenida Central. A autarquia irá respeitar as indicações do Governo, logo o horário de funcionamento será entre as 18h00 e as 24h00.

Mercado de Natal dá palco aos comerciantes locais e artesãos.


Esta é sem dúvida uma das grandes novidades da programação “Braga é Natal 2022”. A chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ana Ferreira, descreve este espaço, na Praça do Município, como um local em que os artesãos poderão promover os seus produtos desde têxteis a chocolates passando pela típica decoração natalícia. Além disso, será instalado um palco para o qual estão previstas várias atuações.

No Altice Forum Braga irá nascer, pela primeira vez, uma zona de diversões com uma pista de gelo com 300 metros quadrados, carrosséis e muito mais. De acordo com Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, estão ainda previstos diversos espetáculos a pensar nos mais pequenos como: “O meu primeiro festival”, “Cinderela” e “Circo de Natal”.

Entre os destaques está o regresso da Parada de Natal (a 18 de dezembro), a Fábrica de Sonhos de 1 a 4 de dezembro no Inatel pela Companhia Tin.Bra, a São Silvestre (a 30 de dezembro) e o Bolo Rei Gigante a 17 de dezembro. Já em janeiro, está previsto para dia 8 o 35º Encontro de Grupos de Reis, no Altice Forum Braga. A entrada é livre. O programa completo está disponível aqui.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Musicodependência
NO AR Musicodependência A seguir: Terra Pura às 16:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv