Braga encerra serviços municipais por mais 15 dias. Lojas vão poder abrir

A Câmara de Braga vai manter as medidas restritivas por mais 15 dias após o fim do Estado de Emergência, estabelecido até domingo, mas apenas para serviços municipais.

À RUM, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, informa que equipamentos municipais desportivos, culturais, de lazer, ou feiras municipais vão continuar encerrados e os de bens essenciais, como o Mercado Municipal, vão continuar com acesso limitado. A decisão, esclarece o autarca, serve para “avaliar a evolução da pandemia no concelho” por mais duas semanas.


Em contrapartida, o autarca esclarece que o município não vai recorrer ao instrumento legal do ‘horário zero‘ – medida que proibia os estabelecimentos de bens ‘não essenciais’ de abrir ao público – o que permite a abertura, já na próxima segunda-feira, de lojas até 200 metros quadrados de área, como cabeleireiros ou livrarias.


Apesar de a Câmara não se imiscuir na abertura de lojas, Ricardo Rio lamenta a “informação tardia do Governo sobre quais os estabelecimentos que vão abrir e sobre quais as medidas de regras de segurança” a implementar, acrescentando que “nem os agentes económicos, nem as câmaras municipais, receberam ainda a informação sobre quais os requisitos que cada estabelecimento deve cumprir” para abertura ao público.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv