Braga é Cidade Europeia Inovadora em Ascensão

(EM ATUALIZAÇÃO)
Braga acaba de vencer o prémio de “Cidade Europeia Inovadora em Ascensão” 2024. A revelação foi feita há instantes na Web Summit. O galardão foi recebido pelo presidente da autarquia, Ricardo Rio.
No ano passado o galardão tinha sido atribuído à cidade de Lisboa. A cidade vencedora recebe 500 mil euros, destinado ao fortalecimento de iniciativas inovadoras que continuarão a transformar Braga numa referência da inovação ao nível europeu, – os dois segundos classificados receberão 50 mil euros cada. Em segundo lugar ficou a cidade austriaca de Linz e em terceiro a cidade finlandesa de Oulu.
No seu discurso, Ricardo Rio assumiu que é “um grande momento para a cidade”. Apresentando de forma resumida as caraterísticas de Braga, notou que é “uma das cidades mais antigas da Europa com mais de 2000 anos e, em simultâneo, uma das mais jovens”. E para que Braga seja uma cidade “atrativa e sexy é necessário que se reinvente e seja inovadora”. Um trabalho que tem sido feito, sustenta, “com uma larga comunidade de parceiros, empresas, instituições de ensino superior e os próprios cidadãos”, na tentativa de lhes dar “as melhores condições para o cumprimento dos seus sonhos”. O autarca terminou o breve discurso desafiando os presentes a visitarem a cidade dos arcebispos.
A cidade de Braga junta-se, assim, ao legado de sucessos anteriores do país, com Lisboa a ter sido consagrada como Capital Europeia de Inovação em 2023 e Cascais e Aveiro a terem alcançado o segundo lugar em anos anteriores.
Ontem em entrevista à RUM, o Diretor da Startup Braga, Luís Rodrigues, realçou a importância deste galardão e a estratégia do município no processo de candidatura.
A candidatura de Braga “acabou por conciliar diferentes abordagens, seja do ponto de vista do empreendedorismo e da inovação tecnológica, através da Startup Braga, na dimensão de inovação social, através do Human Power Hub, mas também no que toca a políticas relacionadas com a indústria criativa, com as media arts, dinamizada pela empresa municipal Faz Cultura”, detalhou o responsável da Startup Braga.
Já o galardão principal, de Capital Europeia da Inovação, no valor de um miçhão de euros, foi atribuído Turim, na Itália. O segundo lugar foi atribuído a Espoo, na Finlândia, e por último a West Midlands, no Reino Unido.
