Braga em prontidão máxima nos próximos dias por causa do mau tempo

O Município de Braga activou o Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil (PMEPC), na sequência da Declaração da Situação de Contingência publicada hoje em Diário da República. A informação foi adiantada este sábado pela autarquia em comunicado e surge na sequência de uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil.
“A decisão surge face à previsão de condições meteorológicas adversas susceptíveis de provocar risco significativo para pessoas, bens e ambiente, com potencial impacto no concelho de Braga entre as 00h00 do dia 5 de Fevereiro e as 23h59 do dia 15”, pode ler-se na nota. A responsabilidade coube a Altino Bessa, vice-presidente da autarquia e presidente da referida comissão, notando que a declaração “vigorará enquanto se mantiverem as circunstâncias que justificaram esta medida ou até nova determinação em contrário”.
Uma decisão desta natureza resulta no acionamento de “mecanismos excepcionais de prevenção, planeamento, coordenação e resposta operacional, garantindo uma actuação articulada de todos os agentes de protecção civil e entidades com dever de cooperação”.
Assim está assegurada a coordenação institucional e operacional das acções previstas no Plano, com o objectivo de salvaguardar a segurança das populações, proteger bens e minimizar eventuais danos.

O Município de Braga apela à população para que se mantenha informada através dos canais oficiais e adopte comportamentos preventivos adequados às condições meteorológicas previstas.
