´Braga é Natal` oferece mais de 200 atividades num investimento de 450 mil euros

A cidade que tem sempre as portas abertas dá as boas-vindas ao Natal com mais de 200 atividades espalhadas por toda a cidade, promovidas por uma centena de entidades, o que resulta de um investimento de 450 mil euros por parte do Município de Braga.

A programação da ´Braga é Natal` foi revelada, esta segunda-feira, na Avenida Central que este ano acolhe o Mercado natalício com 25 stands dos quais 13 na área alimentar e 11 artesãos, decoração, brinquedos, livros e enfeites, sendo que destes comerciantes 24 são locais.

Outra das novidades é a pista de gelo que abandona o Fórum Braga e ruma até ao Largo do Pópulo. No Fórum ficará instalado o já tradicional Circo de Natal que irá receber mais de 12 mil crianças do concelho.

Este ano, as verbas arrecadas com o concerto de Fernando Daniel, na despedida de 2024, irão reverter para o Centro Novais e Sousa. Uma ajuda que poderá chegar aos “20 mil euros” de acordo com o presidente do Município de Braga, Ricardo Rio. Um montante “simpático para uma iniciativa que nos merece todo o carinho”.

A responsável pela instituição, Lucinda Vilaverde, agradeceu esta “surpresa agradável” que irá contribuir para um “sonho antigo”, a criação de um Lar Residencial para jovens adultos, alguns com 50 anos, que estão a perder a retaguarda familiar.

Segue-se pelas 01h30 a Festa RFM Time Machine Show com Rodrigo Gomes e equipa REVENGE que no último ano levou perto de 8 mil pessoas ao Fórum Braga.

Programação da ´Braga é Natal` arranca a 1 de dezembro com concerto dos Anjos, na Avenida Central.

Não será certamente uma Noite Branca, porém contará com a participação dos Anjos na contagem decrescente para o acender das luzes de Natal de Braga. O momento está agendado para as 17h30. As portas do Mercado de Natal, instalado este ano numa tenda na Avenida Central, também abrem pela mesma hora.

O diretor do departamento de Cultura e Património, Porfírio Correia, destacou alguns dos mais de 200 eventos previstos e espalhados por toda a cidade.

O 14 de dezembro, sábado, é dedicado ao Bolo Rei Gigante, pelas 17h00, com Favaios gratuitos garantidos pela parceria com a Associação Empresarial de Braga (AEB). Pelas 19h00, na Reitoria da Universidade do Minho, arranca um ciclo de cinco concertos intitulado “Viagem de Inverno”, pela Orquestra Sinfonietta de Braga. A noite termina com dois espetáculos no Theatro Circo, “(En)Cantos e (An)Danças”, Camerata Atlântica e Eduarda Melo, e no Palco Braga é Natal, na Avenida Central, com 60 vozes femininas o espetáculo “Braga Fora”, pelo Coro Comunitário de mulheres.

No domingo, 15 de dezembro pelas 15h00, Braga poderá atingir a maior participação de sempre na Parada de Natal que irá percorrer as ruas do centro histórico. A pensar nos mais pequenos, foi criado um Laboratório, no Mercado de Natal. Graças a uma parceria com os CTT, a pequenada poderá deixar a sua carta ao Pai Natal e/ou desejos que serão respondidos. No mesmo local, serão dinamizadas oito sessões de cinema com filmes de animação recentemente apresentados nas salas de cinema nacionais.


Toda a programação está disponível para consulta aqui.

AEB estima retorno económico de 230 milhões de euros.


A Associação Empresarial de Braga (AEB) estima um retorno económico na ordem dos 230 milhões de euros. São mais 10 milhões em relação ao ano transato. O valor corresponde a todas as transações no comércio do concelho, ou seja, grandes superfícies incluídas. Este ano, fruto de uma parceria com a SIBS será possível conhecer os valores reais no comercio local.

“No ano passado tivemos um retorno económico de 220 milhões de euros, números reais. Este ano estamos a prever um crescimento de cerca de 5%. A economia está a melhorar um bocadinho, sentimos neste último trimestre um crescimento no comércio e na restauração”, refere Daniel Vilaça.

O presidente da AEB confessa, no entanto, que gostariam de atingir os 250 milhões.

O comércio digital tem vindo, desde a pandemia, a ganhar terreno. Atenta a esta realidade a AEB, nesta quadra natalícia, apresenta um “Catálogo” online que já agrega mais de 200 propostas para presentes de Natal. O documento está disponível nas redes sociais da AEB.

“Convidámos toda a base associativa da Associação Empresarial de Braga a fazer parte deste catálogo. Estamos a receber as empresas que queiram participar e diariamente vamos lançar catálogos”, avança. “Nem todas as empresas têm a mesma maturidade ao nível do digital e nós estamos a ajudar aquelas que mais necessitam e que não têm essa capacidade de gestão de redes sociais”, alerta o presidente da AEB.

Município de Braga apela aos visitantes que optem pelos serviços dos TUB.


De modo a facilitar as deslocações dos visitantes até ao centro da “Braga é Natal”, os Transportes Urbanos de Braga (TUB) voltam a associar-se com preços simbólicos. Por apenas 1 euro (valor ida e volta) será possível deslocar-se até à Avenida Central para assistir à Inauguração das Luzes. Entre as 15h15 e as 20h00 os TUB terão frequências de 15 minutos desde o Estádio Municipal e Eleclerc até à Praça Conde Agrolongo; Minho Center até à Avenida Central.


Nos dias 14, 15 e 24 de dezembro, este preço mantém-se. Para mais informações basta consultar as redes sociais dos TUB.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Music Hal às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv