Braga e Kosovo estudam parcerias na educação e na cultura

O Kosovo e a cidade de Braga pretendem criar parcerias em diversas áreas da sociedade. O embaixador do país dos Balcãs em Portugal foi recebido esta quarta-feira pelo presidente da Câmara Municipal, no salão nobre dos Paços do Concelho.
Educação, economia, cultura e desporto são áreas em que Braga pode “ajudar” as cidades kosovares, segundo Ylber Kryeziu. “Estamos aqui para criar conexões com a cidade e temos muitas ideias para promover e desenvolver”, enaltece o diplomata, que também visitou outras entidades do concelho.
Alcançada a independência da Sérvia em 2008, o Kosovo pretende aderir à União Europeia, embora não seja reconhecido por cinco estados-membros, Chipre, Grécia, Roménia, Eslováquia e Espanha.
Sendo o país mais recente e o mais jovem da Europa, ao nível da faixa etária da população, o presidente da Câmara de Braga considera que a educação é um dos temas que pode merecer mais atenção em futuras colaborações.
Ricardo Rio refere que “não faltarão oportunidades de parcerias não só a nível intermunicipal, com outras cidades do Kosovo, mas também com outros agentes da cidade, como a universidade e as empresas”.
