Braga Ciclável defende continuação da ciclovia que já passa na Av. Dr. António Palha

Ao longo do tempo têm sido mais as críticas do que os elogios, mas na mais recente intervenção do município, a Associação Braga Ciclável deu nota positiva à autarquia, mas com vários conselhos para correções.

A Associação Braga Ciclável considera positiva a medida de urbanismo tático utilizada na Avenida Dr. António Palha, em Lamaçães. Ao contrário de comerciantes e moradores, que estão indignados e exigem ao município que reconsidere o que ali foi feito, Mário Meireles, presidente da Braga Ciclável nota, no entanto, que apesar das alterações terem impacto na vida de quem circula de bicicleta, a associação não foi ouvida. “Não fomos ouvidos, nem tidos nem achados. Fomos surpreendidos, mas aquilo que nos parece é que veio reorganizar o que ali se passava de errado. Os carros estavam constantemente estacionados na paragem de autocarro, as pessoas entravam e saíam no meio da estrada e pelo meio dos carros, criando alguns problemas a pessoas com mobilidade condicionada. Para os transportes públicos, ficou melhor”, considera.

O presidente da Braga Ciclável sugere correções, nomeadamente nos lancis, nos raios de curvatura de noventa graus e, em frente ao talho, a dimensão da ciclovia até já provocou quedas a pessoas que vinham de bicicleta com atrelado”, especifica.

Depois desta fase, a ciclovia, na opinião da Associação Braga Ciclável, “deve ser estendida até à Rua Jaime Sotto Mayor, passando no viaduto por cima da Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, e depois com ligações à própria avenida, porque há espaço para segregação, espaço para todos e tem que haver segurança para quem pedala”, sugere Mário Meireles.

Recorde-se que a nova sinalética horizontal na Avenida Dr. António Palha, em Lamaçães, tem indignado moradores, mas sobretudo comerciantes. Exigem mais lugares de estacionamento e alguns deles consideram que a via para as bicicletas era desnecessária. Para esta sexta-feira está agendada uma reunião entre representantes da Avenida Dr. António Palha e o gabinete da vereadora das obras municipais, Olga Pereira.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv