Braga, Barcelos e Maia acolhem Mostra Internacional de Teatro em maio

A Mostra Internacional de Teatro (MIT) decorre este ano de 1 a 6 de maio nas cidades de Braga, Barcelos e Maia. As oito criações, uma delas em estreia absoluta, contam com artistas e representantes de teatros da Itália, Chipre, Geórgia, Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão e uma nova representação da Ucrânia.
O programa da MIT, sob a égide da ETA – EURASIA THEATRE ASSOCIATION, decorre pelo segundo ano consecutivo no nosso país, e foi apresentado esta segunda-feira, Dia Mundial do Teatro, no Theatro Circo, pelo Diretor da CTB, ele que é também membro do conselho executivo desta associação internacional.
Rui Madeira sublinha a primeira missão desta estrutura que visa “a primeira compreensão da ideia do teatro como um lugar de iluminação comunitária. O MIT Sem Fronteiras propõe-se a dois tempos, renovar, interpretar, co-criar e produzir novas interpretações contemporâneas das obras da cultura clássica que nos conduzam a um outro olhar sobre a Europa e os cidadãos. Esta mostra internacional visa contribuir para a paz, a diversidade cultural e a coesão social através da arte teatral e assume-se como um momento de experimentação de modelo e prática para cumprir desígnios futuros”.
A organização da MIT contará, este ano, cerca de cinquenta artistas estrangeiros, com dezasseis representações dividas pelo Theatro Circo (Braga), Theatro Gil Vicente (Barcelos) e Quinta da Caverneira (Maia). As receitas de bilheteiras de dois dos oito espetáculos revertem a favor do Teatro de Kherson, na Ucrânia, há mais de um ano de portas fechadas à conta da invasão da Rússia.
O diretor da Companhia de Teatro de Braga sublinha ainda o facto desta mostra internacional de teatro proporcionar um momento “único para o público” pela sua dimensão internacional. O ator destaca ainda a “qualidade e diversidade das propostas cénicas, além da relevância de cada uma das companhias nos respetivos países”.
Presente na apresentação do programa, o autarca de Braga, Ricardo Rio destacou o envolvimento internacional das estruturas. “É algo que temos que continuar a aprofundar”, atesta, salientando que “o teatro, tal como a cultura, tem que ser feito sem fronteiras”.
A Mostra Internacional de Teatro 2023 acontece entre 1 e 6 de maio nas três salas de espetáculo das cidades de Braga, Barcelos e Maia.
16 representações divididas por Braga, Barcelos e Maia
Women’s Shelter (Quirguistão), 1964 (Chipre), Casa Rosmer (Itália), Red Apple (Cazaquistão), Porta do Céu (Geórgia), Northern Lights – project stage, home of the world! (Ucrânia), os Pássaros (CTB – Portugal) e ‘A mesa, um lugar onde’, também da CTB, são as peças de teatro da edição de 2023 do MIT.
