Braga assinala Dia Mundial do Ambiente na ‘Rota da Energia’

Para marcar as comemorações Dia Mundial do Ambiente, o Município de Braga realizou esta quinta-feira a ‘Rota da Energia em Braga’ com alunos na EB 2,3 de Celeirós. O objetivo, segundo o vereador do Ambiente, Altino Bessa, é sensibilizar os mais novos para realizar escolhas mais sustentáveis.
A ação marcou a primeira de quatro sessões que vão ser dinamizadas em escolas de Braga, realizadas em parceria com ADENE – Agência para a Energia. Altino Bessa sublinha que a expectativa é alcançar cerca de 300 estudantes.
O autarca ressalta que este projeto surge no seguimento de outras iniciativas do Município, como o ‘Poupas’, o Balcão único de Energia’ e o programa de ‘Pobreza Energética’, em parceria com a BragaHabit. O objetivo, garante, é fazer com que os mais jovens saibam como poupar energia na escola e levem esta mensagem para suas casas, “também no sentido de criar aqui um efeito contágio”.
Segundo o responsável do ambiente na Câmara de Braga, a iniciativa pretende sensibilizar os mais novos “não cometam os mesmos erros que a outra geração cometeu porque também não estava consciencializada para estas preocupações ambientais”, por isso, aponta estas iniciativas são levadas às escolas.
Ana Paula Rodrigues, vice-Presidente da ADENE, revela que os alunos recebem informações sobre “o que é a energia, quais as fontes de energia e como funciona o sistema energético”. Além disso, quer sensibilizar sobre formas de poupar energia com dicas práticas para os estudantes.
Já para a diretora do Agrupamento de Escolas de Celeirós, Célia Simões, é significativo o facto de a iniciativa arrancar numa das ecoescolas mais antigas do concelho. Aos recordar as diversas iniciativas ambientais que a unidade escolar realiza, a responsável ressalta que “sensibilizar os jovens é uma prioridade”.
