Braga acolhe cerimónia de entrega do Prémio de História Alberto Sampaio

O investigador Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros recebe esta quinta-feira o Prémio de História Alberto Sampaio. A cerimónia de entrega acontece no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga, pelas 15h00. A cidade dos arcebispos é este ano a anfitriã.
O júri, constituído sob a égide da Academia das Ciências de Lisboa, a quem está confiada a direção científica do Prémio, deliberou, por unanimidade, atribuir o Prémio ao investigador Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros que apresentou um trabalho com o título “Edição para o Grande Consumo em Portugal: Um século de Romano Torres (1885/86-1990)”.
O Prémio de História Alberto Sampaio, inicialmente instituído em 1995 pelos Municípios de Guimarães e Vila Nova de Famalicão e pela Sociedade Martins Sarmento, foi renovado em 2016, contando, a partir de então, com o Município de Braga entre os instituidores.
“Destina-se a homenagear e a manter viva a pessoa e obra de Alberto Sampaio, promovendo o desenvolvimento dos estudos científicos e investigação nas áreas ligadas ao seu legado, em especial, nas disciplinas da História Social e Económica”, pode ler-se na missiva.
No valor monetário de 6.000 euros, será atribuído anualmente, por um júri constituído por académicos de universidades portuguesas a designar pela Academia das Ciências de Lisboa.
