Braga abre 2ª edição de concurso de ideias para o turismo no valor de 5 mil euros

A Câmara de Braga quer recolher ideias dos bracarenses para dinamizar o turismo, tendo anunciado hoje a segunda edição do concurso “Inovação Aberta”.
A iniciativa, realizada em parceria com a Associação Comercial de Braga (ACB), atribui 5 mil euros para o desenvolvimento da melhor ideia para o setor do turismo, estando aberta a pessoas singulares ou coletivas, maiores de 18 anos.
“Trata-se de um concurso para incentivar a participação dos cidadãos no processo de inovação da experiência turística no território”, referiu hoje Rui Marques, diretor-geral da ACB, na apresentação do concurso.
O responsável salvaguardou que o projeto tem de estar “devidamente alinhado com a estratégia de desenvolvimento do turismo de Braga”, a qual passa, à semelhança do conceito da primeira edição do concurso de ideias, pela “viagem no tempo”.
Rui Marques vincou também que as ideias “não têm de ser necessariamente sofisticadas e tecnológicas”, tendo “apenas de inovar um produto, um serviço ou um processo”.
As candidaturas para o concurso abrem na segunda-feira, dia 19, podendo ser submetidas online até ao dia 30 de setembro, através do site da Visit Braga. Depois, no dia 21 de outubro, é divulgado um conjunto de ideias para um pitch final, as quais vão beneficiar de uma mentoria da ACB. No dia 29 de novembro é anunciada a ideia vencedora.
No processo de candidatura, o vereador do turismo de Braga, Altino Bessa, lembrou hoje, durante a apresentação do concurso, que os projetos submetidos têm de ser pensados para um orçamento de 5 mil euros.
“No ano passado chegámos a ter algumas ideias interessantes mas que não eram de todo exequíveis com o valor de 5 mil euros. Por isso, o desafio é também esse limite”, referiu, assinalando que o concurso é sobretudo direcionado para “os mais jovens” e “empreendedores”, deixando ainda o apelo para que “tragam ideias boas”.
