Braga. Abertura das lojas às 8h “é uma medida boa mas insuficiente”

A Associação Comercial de Braga (ACB) considera “importante e positiva, mas insuficiente”,
a autorização da Câmara de Braga para que o comércio local possa abrir às 8h, nos próximos dois fins-de-semana.
Recordo que o Município de Braga informou esta quarta-feira que autoriza a antecipação de horário de abertura aos estabelecimentos de comércio, para evitar concentração de pessoas e salvaguardar a actividade económica.
A medida obteve o parecer favorável da autoridade local de saúde e das forças de segurança.
Em entrevista à RUM, Rui Marques, director-geral da ACB, a tomada de posição da Câmara de Braga “é sensata e adqueada, mas não vai colmatar as perdas que decorrem do encerramento das 13 horas em diante, porque o período de compras por excelência é durante a tarde de sábado”.
Já as medidas anunciadas pelo Governo, assumiu, são geradores de “dúvidas, injustiças e discriminação do pequeno comércio”. Uma vez que o pequeno comércio vai ser forçado a encerrar às 13 horas, ” não se compreende que a grande distribuição continue a funcionar, podendo vender outras categoria de produtos, seja vestuário ou comida para take away”. “Parece-nos importante que haja igualdade de circunstâncias para todos os operadores, ou o Governo permite que toda a gente trabalhe, ou, se não permite, a regra tem que ser igual para todos”, salientou.
A Câmara Municipal, diz Rui Marques, não pode fazer mais pelos comerciantes. O Governo já anunciou apoios adicionais para colmatar as perdas destes fins-de-semana. O director-geral da ACB alerta que estes apoios devem chegar rápido às empresas. “É importante que sejam anunciadas medidas, mas também que sejam colocadas em prática com brevidade. As empresas precisam de receitas nesta altura, não é daqui a três meses quando já estão em incumprimento generalizado”, apontou.
