Braga 25 abre call que pretende dar voz aos desejos dos bracarenses

A Braga 25 quer dar voz aos desejos dos bracarenses e, para isso, está a decorrer uma ´open call` no âmbito do projeto Desejar – Movimento de Artes e Lugares Comuns. A convocatória, aberta até 15 de abril, está disponível para pessoas individuais ou coletivas locais, nacionais e internacionais, que pretendam dialogar com as especificidades do território de Braga.
Este será o tema do próximo episódio da rubrica “Conversas da Braga 25 na RUM” com Hugo Cruz, responsável pela direção artística e coordenação geral do projeto, e Ana Bragança, coordenadora da mediação e participação do Desejar.
Hugo Cruz fala numa oportunidade de “abrir um espaço para pessoas que não passam pelas Assembleias ou não têm conhecimento do projeto, mas têm vontade de participar”. Trata-se de uma “aproximação às pessoas”, de modo a tornar o processo criativo o mais aberto possível.
O Desejar terá o seu momento de apresentação pública intensiva entre 10 e 14 de junho de 2025. Ano em que Braga irá envergar o título de Capital Portuguesa da Cultura.
Este Desejar tem como base quatro pilares: criação e experimentação artística, participação e envolvimento das comunidades locais, uma relação horizontal com a natureza e, por último, formação e troca de conhecimentos sem a existência de avaliação ou competição.
O contacto com a população para construção do programa já está em curso. A segunda Assembleia do Desejar está prevista para o dia 9 de abril, quarta-feira, pelas 18h00, no Mercado Municipal. A ideia, de acordo com Ana Bragança, é que estas Assembleias passem por vários locais do território bracarense, de modo a chegar a diferentes pessoas e faixas etárias.
O resultado poderá ser ao nível de políticas públicas ou apenas reflexão sobre o papel dos cidadãos nas cidades. Pode encontrar mais informação sobre esta open call aqui.
