Bracarense Carlos Oliveira preside Conselho de Administração da TAP

O Governo nomeou o bracarense Carlos Oliveira para presidente do Conselho de Administração da TAP.

A TAP vai passar a ter presidência executiva e presidência do conselho de administração separadas. Luís Rodrigues mantém-se como CEO da empresa e continua a liderar a Comissão Executiva, cargo que acumulava desde abril de 2023 com a presidência do conselho de administração. A separação das funções deverá entrar em vigor nos próximos dias.

O atual CEO, Luís Rodrigues, bem como os restantes membros do Conselho de Administração mantêm-se em funções.

Carlos Oliveira, licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, foi secretário de Estado no XIX Governo, de Pedro Passos Coelho, com a pasta do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação. Foi também presidente da InvestBraga, da Agência de Dinamização Económica do Município de Braga e também responsável pela Startup Braga. Fez ainda parte do do Conselho Europeu de Inovação (EIC), entre 2016 e 2021, sendo o único representante português. Criou aos 22 anos, a sua primeira empresa, a MobiComp, que seria adquirida pela Microsoft em 2008.

A reestruturação na TAP acontece no mesmo dia em que o Governo aprovou o decreto-lei que abre caminho à venda parcial da empresa, atualmente detida a 100% pelo Estado. A reprivatização, interrompida em 2023, deverá avançar em 2025, com o interesse de grupos como a Lufthansa, Air France-KLM e IAG já manifestado.

A proposta segue agora para apreciação do Presidente da República, depois de um veto ao diploma anterior por falta de garantias de transparência no processo.

c/ Lusa

Partilhe esta notícia
Ariana Azevedo
Ariana Azevedo

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv