Bosch aposta nas bicicletas elétricas e recruta 64 colaboradores em Braga

A Bosch está a trazer a área de negócio das eBikes (bicletas elétricas) para Portugal, com as unidades de Braga e de Ovar a assumirem “um papel preponderante” nas vertentes de desenvolvimento e produção destas tecnologias. A informação foi avançada, este sábado, em comunicado, pela empresa.
No pólo bracarense, as equipas estão atualmente a trabalhar no desenvolvimento e produção da drive unit, sensores, eletrónica de gestão das baterias (BMS – Battery Management Systems) e componentes para as eBikes. A previsão é que, até 2026, existam na fábrica oito linhas de produção dedicadas a este segmento.
Assim sendo, a Bosch explica que há “a necessidade de aumentar a equipa, com 64 novos colaboradores”, antecipando que o negócio das eBikes represente 30 milhões de euros no volume de faturação da unidade de Braga em 2023.
Em relação à fábrica de Ovar, a criação de uma equipa para o projeto traduz-se num investimento de 6,5 milhões de euros e no recrutamento de cerca de 300 pessoas para as operações, 30 novos colaboradores para as áreas técnica e de engenharia, e mais de 20 perfis especializados para I&D.
Esta unidade da Bosch será responsável pelo desenvolvimento, industrialização e produção de connect devices para as eBikes, nomeadamente, displays e remote controls, soluções responsáveis por fazer a gestão e o controlo do equipamento. Além disso, a equipa de Ovar será também responsável por realizar diversos processos de assemblagem e de controlo de elevada precisão.
As perspetivas de negócio do projeto para este pólo é de uma faturação de 40 milhões de euros em 2023, que “deverá duplicar nos anos seguintes”.
O impacto da aposta da Bosch na área de negócios das eBikes em Portugal faz-se também sentir na localização de Lisboa, onde a empresa criou uma área de suporte técnico, serviços pós-venda e marketing.
