Bombeiros Voluntários passam a usufruir de desconto na aquisição do passe dos TUB

Os operacionais dos Bombeiros Voluntários de Braga vão passar a usufruir de desconto na aquisição de títulos nos Transportes Urbanos de Braga (TUB). A equiparação da corporação aos funcionários municipais foi formalizada esta quinta-feira, através da assinatura de um protocolo entre as duas partes.
Segundo a presidente do conselho de administração dos TUB, Olga Pereira, estas ações vão “ao encontro das políticas de mobilidade e do incentivo ao uso do transporte coletivo”. Já António Ferreira, líder da corporação, evidencia a necessidade de captar mais bombeiros voluntários e a importância destas medidas. “Hoje em dia, o voluntariado começa a sentir muitas dificuldades”, refere.
No âmbito do protocolo agora firmado e a par do desconto de cerca de 70 por cento na aquisição dos títulos de transporte, os Bombeiros Voluntários de Braga terão a possibilidade de participar em ações de formação, ministradas no Parque de Materiais e Oficinas dos TUB, no âmbito das viaturas elétricas e a gás, no sentido de serem abordados os cuidados a ter numa situação de intervenção.
Por outro lado, a corporação disponibiliza recursos humanos para formação no âmbito de meios de primeira intervenção e combate a incêndios, assim como no apoio à realização de simulacros.
Os TUB vão ainda oferecer serviços de transporte aos bombeiros no âmbito da sua formação externa e de outras iniciativas realizadas pela corporação, disponibilizar estágios para elementos do corpo de bombeiros com qualificações no ensino profissional ou superior.
O presidente da Câmara Municipal refere que esta colaboração constitui o “reconhecimento da entrega e abnegação dos bombeiros voluntários em prol da comunidade”. “Este protocolo formaliza a relação que já existe entre os Bombeiros Voluntários e os TUB a diversos níveis, sendo que hoje se junta uma dimensão mais institucional e fundamental para o incentivo ao voluntariado e à adesão aos bombeiros”, refere.
Segundo Ricardo Rio, Braga tem “um corpo profissional de bombeiros e o privilégio de ter uma associação de bombeiros voluntários que se complementam e que devem estreitar cada vez mais os laços de colaboração nas respostas aos desafios da proteção civil”.
