Bombeiros de Guimarães lançam campanha para angariar ambulância

“Sim Vamos Ajudar” ou “Juntos Vamos Conseguir” dão nome à campanha que os Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG) lançaram esta quarta-feira, 17 de Fevereiro. O objetivo é chegar aos 80 mil euros necessários para adquirir uma ambulância nova, com capacidade para transporte de doentes, inclusive com necessidade de cuidados intensivos.
“Temos uma necessidade absolutamente urgente para melhorar o serviço prestado à população, porque esta nova viatura também vai permitir o transporte de doentes para os cuidados intensivos, assegurando todas as condições para esse efeito”, começou por explicar o presidente da corporação, João Pedro Castro. Desde o início da pandemia, em Março de 2020, os Bombeiros Voluntários de Guimarães “já transportaram mais de 1700 casos suspeitos de Covid-19, com oito ambulâncias operacionais”. A última viatura foi adquirida em 2016 e a que poderão comprar com a ajuda da população vai substituit uma ambulância com mais de duas décadas.
Esta pandemia, revelou ainda o presidente, “tem sobrecarregado muito os bombeiros e que tem uma grande repercussão no desgaste das ambulâncias”. Segundo o responsável, fruto da sobrecarga de serviços relacionados com a pandemia em alguns meses a média de serviços diários passou de cerca de 30 para mais de 40.
Por isso, os BVG precisam de duas novas viaturas, mas uma delas “está assegurada pelo subsídio atribuído pela Câmara Municipal de Guimarães”.
Sem capacidade financeira para suportar o custo da viatura, na ordem dos 80 mil euros, os soldados da paz apela à solidariedade dos vimaranenses, que podem efetuar os seus donativos através de MB WAY 918739606 ou por transferência bancária através do NIB 003602209910001331158 .
O valor da ambulância é mais elevado devido “ao equipamento de ponta”. A este propósito, o comandante da corporaçãp, Bento Marques, “a viatura pode fazer socorro com ou sem equipa médica”. “Para utilizar os meios só com equipa médica, normalmente um médico e um enfermeiro”, acrescentou. O material só pode ser usado bombeiros com competências específicas, nomeadamente de Desfibrilhação Automática Externa (DAE).
“A ambulância ja dispõe de monitores e ventiladores, que já conseguem fazer a ventilação no local com a ventoinha que tem”, referiu ainda o comandante, lembrando que o veículo vai permitir prestar “apoio ao Hospital Senhora da Oliveir, muitas vezes solicitado ao dia”.
Neste momento, fruto da pandemia, os custos dos BVG dispararam, devido à aquisição de Equipamentos de Proteção Individual, desinfeção de viaturas, combustivel ou reparações.
À campanha já se associaram várias figuras públicas com ligação umbilical à cidade berço, nomeadamente o capitão do Vitória Sport Clube, André André, o tenista João Sousa, a cantora Sofia Escobar ou a jornalista Estela Machado.
