Bom Jesus estuda criação de novo percurso pedestre pela mata

Actualmente, os turistas e bracarenses que pretendem visitar o santuário do Bom Jesus do Monte possuem duas opções para essa viagem. A primeira passa por subir os 573 degraus do escadório que nos conduz até às portas da basílica. A segunda alternativa é uma viagem de automóvel até ao cimo do monte. 

Neste momento, a Confraria do Bom Jesus está a elaborar, a pedido da UNESCO, um estudo que visa a criação de percursos pedestres pela mata do Bom Jesus. De acordo com Varico Pereira, secretário da Confraria, a prioridade do projecto recai sobre a descarbonização do espaço. A ideia será, a longo prazo, que os visitantes deixem os seus veículos no pórtico e subam ou a pé ou pelo funicular. O mesmo acontece com os autocarros que devem deixar os seus passageiros no mesmo local. Tudo em prol da conservação do património histórico e ambiental. 

Contudo, o responsável ressalta que este projecto está, também, dependente da colaboração das Infra-estruturas de Portugal e da Câmara Municipal de Braga, visto que os percursos vão atravessar as estradas da responsabilidade destas entidades. 

A Confraria está, agora, a elaborar um “inventário exaustivo de todas as árvores e espécies vegetais que existem na mata do Bom Jesus”. Para além deste, estão em cima da mesa outros projetos: a requalificação da antiga casa dos correios, onde hoje está instalada uma esplanada, a requalificação do pórtico e do elevador.

“Contempla a reorganização do fluxo de pessoas. Porque uma das coisas que a UNESCO mais nos pediu foi a sustentabilidade do espaço devido aos problemas que a massificação do turismo podia originar”, descreve.

Bom Jesus com quebras na procura de 70%.


Devido à pandemia de Covid-19, que afectou todo o mundo, a Confraria do Bom Jesus do Monte registou  uma redução na procura na ordem dos 70%. Varico Pereira acrescenta que o mesmo aconteceu com as receitas do espaço, dado que existem menos turistas na cidade de Braga. Uma realidade que coloca desafios “do ponto de vista da governança do espaço”. 

“No ano passado chegamos a ter 5 mil pessoas por dia. A partir do dia 15 de Julho, depois da classificação de património da Humanidade pela UNESCO, havia todos os dias uma verdadeira romaria até ao Bom Jesus. Nos dias de hoje, podemos passear tranquilamente”, constata o responsável. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Elisabete Apresentação
NO AR Elisabete Apresentação A seguir: Sérgio Xavier às 13:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv