Bom Jesus do Monte com novo investimento de 2,3 milhões de euros para requalificação

O Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, vai entrar numa nova fase de requalificação, com um investimento de 2,3 milhões de euros. O projeto, intitulado “Requalificar III”, foi formalizado esta segunda-feira, numa cerimónia que contou com a presença de autarcas, responsáveis da Confraria do Bom Jesus do Monte e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte).
A intervenção tem uma duração prevista de oito meses e será cofinanciada em 1,7 milhões de euros por fundos do FEDER.
O presidente da Confraria, Cónego Mário Martins, sublinhou que este investimento representa “a confirmação de uma visão de futuro, de um longo caminho e de um compromisso continuado com a preservação e valorização do Bom Jesus do Monte”. Entre as intervenções previstas estão a requalificação da Casa dos Correios, que será transformada num centro interpretativo, e do antigo apeadeiro, onde serão instaladas novas casas de banho e um pequeno centro interpretativo de apoio aos visitantes.
António Cunha, presidente da CCDR-Norte, classificou a iniciativa como “uma excelente aplicação de fundos europeus”, destacando a reabilitação do Jardim de Camilo, no âmbito das comemorações dos 200 anos do nascimento do escritor Camilo Castelo Branco.
Por sua vez, o presidente da câmara de Braga, Ricardo Rio, enalteceu o papel do santuário como “o maior cartão de visita da cidade, da região e do país”. O autarca revelou ainda que a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) está a considerar a contenção da expansão urbanística junto ao Bom Jesus, para salvaguardar a zona de proteção. Em articulação com a Confraria, está também prevista uma intervenção na base de acesso ao santuário, com o objetivo de melhorar as condições de estacionamento e segurança para quem acede ao espaço a pé.
O vice-presidente da Confraria, Varico Pereira, afirmou que os concursos públicos para as empreitadas deverão ser lançados até ao final do mês. “Não esperamos que a candidatura fosse aprovada para começarmos a trabalhar, porque tínhamos confiança na qualidade do projeto”, referiu, acrescentando que está previsto que as obras arranquem no mês de novembro.
A assinatura do protocolo “Requalificar III” coincidiu com os seis anos da inscrição do Bom Jesus do Monte na lista de Património Mundial da UNESCO.
