Bom Jesus do Monte com novo investimento de 2,3 milhões de euros para requalificação

O Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, vai entrar numa nova fase de requalificação, com um investimento de 2,3 milhões de euros. O projeto, intitulado “Requalificar III”, foi formalizado esta segunda-feira, numa cerimónia que contou com a presença de autarcas, responsáveis da Confraria do Bom Jesus do Monte e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte).

A intervenção tem uma duração prevista de oito meses e será cofinanciada em 1,7 milhões de euros por fundos do FEDER.

O presidente da Confraria, Cónego Mário Martins, sublinhou que este investimento representa “a confirmação de uma visão de futuro, de um longo caminho e de um compromisso continuado com a preservação e valorização do Bom Jesus do Monte”. Entre as intervenções previstas estão a requalificação da Casa dos Correios, que será transformada num centro interpretativo, e do antigo apeadeiro, onde serão instaladas novas casas de banho e um pequeno centro interpretativo de apoio aos visitantes.

António Cunha, presidente da CCDR-Norte, classificou a iniciativa como “uma excelente aplicação de fundos europeus”, destacando a reabilitação do Jardim de Camilo, no âmbito das comemorações dos 200 anos do nascimento do escritor Camilo Castelo Branco.

Por sua vez, o presidente da câmara de Braga, Ricardo Rio, enalteceu o papel do santuário como “o maior cartão de visita da cidade, da região e do país”. O autarca revelou ainda que a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) está a considerar a contenção da expansão urbanística junto ao Bom Jesus, para salvaguardar a zona de proteção. Em articulação com a Confraria, está também prevista uma intervenção na base de acesso ao santuário, com o objetivo de melhorar as condições de estacionamento e segurança para quem acede ao espaço a pé.

O vice-presidente da Confraria, Varico Pereira, afirmou que os concursos públicos para as empreitadas deverão ser lançados até ao final do mês. “Não esperamos que a candidatura fosse aprovada para começarmos a trabalhar, porque tínhamos confiança na qualidade do projeto”, referiu, acrescentando que está previsto que as obras arranquem no mês de novembro. 

A assinatura do protocolo “Requalificar III” coincidiu com os seis anos da inscrição do Bom Jesus do Monte na lista de Património Mundial da UNESCO.

Partilhe esta notícia
Ariana Azevedo
Ariana Azevedo

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv