Bloco de Esquerda quer saber posição do Governo sobre possível teleférico no Gerês

O Bloco de Esquerda quer saber qual a posição do ministério do Ambiente e da Ação Climática sobre a hipótese da construção de um teleférico no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, revelou na semana passada a intenção de construir um teleférico para unir a vila do Gerês à zona da Pedra Bela, numa ideia já manifestada junto do presidente da CCDR-Norte.
À RUM, o deputado do Bloco de Esquerda eleito por Braga, José Maria Cardoso, questiona “a pertinência de uma estruturas destas” na Peneda-Gerês, local no qual o bloquista diz que é preciso, em vez de construções, “criarem-se condições de preservação do espaço ambiental e da biodiversidade”, elementos que “caracterizam o Gerês”.
Em declarações ao jornal O Minho, Manuel Tibo revelou que a ideia original passa por ligar a vila do Gerês à antiga casa florestal da Pedra Bela, “uma vez que já existe lá uma construção que queremos recuperar, e seria ideal para receber o teleférico”, acrescentando até que o eventual equipamento poderá ter benefícios ambientais por resultar em que “não haja tantos carros ou carga automóvel no parque nacional”.
Às afirmações, o deputado José Maria Cardoso admite que “é preciso diminuir o trânsito automóvel em determinadas áreas” do Gerês mas aponta à circulação de “mini autocarros elétricos”, referindo que o teleférico “insere-se numa perspetiva de massificação turística”, situação que “não interessa ao Gerês”.
Para dar corpo à contestação, o Bloco de Esquerda questionou o ministério do Ambiente e da Ação Climática, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Agência Portuguesa do Ambiente sobre se estão a par da intenção do presidente da Câmara de Terras de Bouro e, no anexo à pergunta, o partido salienta que “o plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 11-A/2011, de 4 de fevereiro, interdita, em áreas sujeitas a regimes de proteção, a instalação de teleféricos ou funiculares”.
Lançada petição pública contra teleférico
Entretanto foi lançada uma petição pública contra a construção de teleféricos entre a Vila do Gerês e a Zona da Pedra Bela. Contava ao início da manhã desta terça-feira com 941 assinaturas.
