BLCS quer aproximar os bracarenses aos livros com atividades dedicadas à poesia e à leitura

Recitais de poesia, horas do conto, apresentação de livros, oficinas e conferências são algumas das iniciativas da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS). No âmbito das semanas da Poesia e da Leitura, que decorrem de 17 a 24 de março, e de 27 a 31, respetivamente, a BLCS apresenta até ao dia 1 de abril diversas atividades com o objetivo de “aproximar os bracarenses aos livros”.

 

À universitária, a diretora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Aida Alves, destaca o trabalho em rede que tem vindo a ser desenvolvido entre as diferentes instituições do concelho no sentido de promover a leitura.

“Temos várias instituições que cruzam interesses, nomeadamente a biblioteca com os protocolos de ação que tem vindo a levar a cabo com as escolas, mas também com as associações, como as academias seniores, as universidades seniores, as associações ligadas às artes. Há de facto um trabalho de rede muitíssimo interessante, que tem vindo a ser consolidado”, considera.

A diretora realça ainda o papel do Plano Local de Leitura de Braga “no sentido de subir os índices de participação dos cidadãos em eventos educativos, culturais, formativos e na promoção de hábitos de leitura, através do desenvolvimento de várias dinâmicas”.

Esta quarta-feira, às 21h30, a biblioteca organiza um recital que celebra a poesia de Natália Correia e que será dinamizado pelo CATI – Coletivo de Artistas Teatrais Independentes. Na quinta-feira, pelas 10h00, está agendado um recital de Poesia Partilhada, e às 18h00, a biblioteca acolhe a sessão ‘Literatura e Direitos das Mulheres’ a partir da obra Flor de Fumo de Nadia Anjuman, poeta afegã, assassinada pelo marido.

Programa da BLCS aqui.

Braga é, este ano, a cidade anfitriã da abertura da Semana da Leitura

O programa inicia na Biblioteca Pública de Braga, pelas 10h00, com as presenças da Comissária do Plano Nacional da Leitura, Regina Duarte, do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro. Segue-se a mostra de vídeo-poemas ‘Sebastião Alba, querido poeta…’ pelo PIF’H – Produções Ilimitadas Fora D’Horas.

Pelas 11h00, no Museu Nogueira da Silva, irá decorrer uma visita-guiada ao Espaço Maria Ondina Braga, acompanhada de uma performance teatral a partir de um excerto da obra ‘Vidas Vencidas’ com a atriz Catarina Barbosa. Pelas 12h15, a comitiva seguirá para a Escola Secundária de Sá de Miranda, onde decorrerá a performance musical ‘Saramago, Fado em Harpa’, por Adriana Moreira (voz) e Eleonor Picas (Harpa), com músicas e letras originais da fadista baseadas na obra de José Saramago e poemas do autor.

No gnration, pelas 14h30, irá decorrer uma visita às instalações e apresentação de ‘Cartografias Imaginárias’. Este projeto, realizado no primeiro semestre de 2022, com alunos do 3º ciclo da EB2,3 André Soares e do Collège Lycée Notre-Dame Providence (Enghien-les-Bains), cidades da Rede de Cidades Criativas da UNESCO para as Media Arts, foi implementado no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França 2022.

Segue-se, pelas 15h30, na Escola Secundária Carlos Amarante, a apresentação do projeto ‘Vemos, ouvimos e Lemos. Escrevemos e Transformamos’.

Na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a partir das 17h00 será apresentado o Plano Local de Leitura de Braga ‘Ler+Qualifica’, uma iniciativa de promoção de leitura direcionada a públicos adultos que, integradas no programa ‘Ler+Qualifica’, decorrem da parceria do Centro Qualifica do Município de Braga com a BLCS. A jornada termina pelas 18h30, no Theatro Circo, com Conversas Fora de Palco, uma atividade que decorre no âmbito do Dia Mundial do Teatro.

Além de Braga, o programa nacional vai passar por Condeixa-a-Nova, Faro, Évora e Lisboa.

Programa da Semana da Leitura aqui.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Omega 3
NO AR Omega 3
00:00 / 00:00
aaum aaumtv