Biscainhos e Companhia de Teatro de Braga juntam-se no dia Internacional dos Museus

O lugar do Museu dos Biscainhos e a arte da Companhia de Teatro de Braga uniram-se para a celebração do dia Internacional dos Museus, assinalado hoje, 18 de maio.


No museu bracarense, a companhia teatral vai apresentar, a partir de sexta-feira, dia 21, e nos dias 22, 25, 26, 27, 28 e 29 de maio, as peças “A Mais Forte” e “Pária”, de August Strindberg, ambas encenadas por Rui Madeira, diretor da CTB.


A parceria entre as entidades culturais bracarense foi anunciada esta manhã, no salão de exposições temporárias do museu, e a diretora dos Biscainhos, Isabel Silva, explicou que a cooperação vai ao encontro do lema deste ano do dia Internacional dos Museus – “o futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.


“Reinterpretar a história, celebrando o legado da cultura europeia, é o sentido de acolhermos estas peças de teatro e de dar ao espaço uma nova vida”, começou por dizer, referindo que a “cultura comum” passa também por “partilhar com as entidades culturais de Braga, no caso a CTB, o olhar e a capacidade de reinterpretar o que está à volta”.


Já o diretor da CTB, Rui Madeira, congratulou a parceria com o museu, referindo que a cooperação entre estruturas ocorre “numa cidade que procura, de uma forma agregadora, ser Capital Europeia da Cultura”. 

O responsável vincou que “este tipo de colaborações ajuda a valorizar o trabalho artístico e a importância dos equipamentos, numa perspetiva de cidade sustentada, que se projeta do ponto de vista mais global”.

As duas peças de Stindberg interpretadas pela CTB vão representar a forma do teatro de câmara – no qual os elencos são pequenos e os locais de atuação são limitados – que o dramaturgo sueco explorou no século XIX.

De acordo com Rui Madeira, a representação encaixa integralmente nos Biscainhos, onde a peça “A Mais Forte” será interpretada numa sala junto às cavalariças e peça “Pária” na cozinha.

“A história e o lugar dos Biscainhos é muito strindberguiano e essa foi uma das razões por que escolhemos fazer aqui estes dois textos”, revelou. 

As peças estarão em cena em conjunto, durante 50 minutos, sendo promovidas sessões às 19h e às 20h.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv