Bio-MedTech Hub começa a ser construído em 2026

O Bio-MedTech Hub começa a ser construído em 2026 e deverá estar operacional em 2028 ou 2029. O espaço, que vai ser construído no terreno contíguo ao Forum Braga, implica um investimento de 6,1 M€, com uma comparticipação de 65% – NORTE20230 (cerca de 4M€).

Em causa está um Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia (CVTT) na área das Ciências da Vida e da Saúde, focado na investigação aplicada, inovação e incubação de startups tecnológicas nos domínios da saúde, bioengenharia e biotecnologia.

Trata-se de um espaço modular e eficiente, com três pisos, num terreno com 4500 metros quadrados. O piso 0 acolherá os laboratórios partilhados (Cultura Celular; Microscopia, Microbiologia, Biologia Molecular), áreas técnicas e de armazenamento. a receção, o auditório para eventos e formação, zonas sociais, espaços administrativos, escritórios e laboratórios ficarão localizados no piso 1 e o piso 2 será destinado a escritórios, laboratórios e salas de reunião.

O Bio-MedTech Hub servirá de apoio à I&D e experimentação tecnológica, através da incubação, aceleração e scale-up, transferência de tecnologia e valorização do conhecimento/propriedade intelectual e formação avançada e capacitação de recursos humanos.

A Universidade do Minho é um dos parceiros deste projeto, bem como o Centro Clínico Académico de Braga, o INL – Instituto Ibérico de Nanotecnologia, o IPCA – 2Ai, o CCG/ZGDV, a P-BIO – Associação Portuguesa de Bioindústria e ainda empresas como a SilicoLife, PeekMed, F3M.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv