Bibliotecas da UMinho receberam 500 alunos em duas semanas

Nas últimas duas semanas as bibliotecas principais dos campi de Gualtar e de Azurém receberam cerca de 500 pessoas. Os números são adiantados por Eloy Rodrigues, Director dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Cerca de metade dos utilizadores são estudantes internacionais.

“As pessoas sentem-se seguras e confiantes. O acesso é sempre feito através de reserva, temos cerca de 50 reservas por dia nas duas bibliotecas”, constacta o responsável. “Tivémos quase quinhentas reservas no total em Braga e Guimarães”, acrescenta.

A taxa de ocupação está ainda longe da lotação, apesar de nos dias mais recentes se notar um aumento de “movimento de requisição e devolução de livros”. Cerca de metade dos utilizadores foram estudantes internacionais “que precisam mesmo das bibliotecas porque não têm outros locais com condições tão boas para estudar”.

Segundo Eloy Rodrigues, as bibliotecas podem receber mais 150 alunos por dia. Ainda que com limitações para garantir o distancionamento social, a capacidade total é de cerca de 200 lugares nas três bibliotecas referidas.

Recorde-se que a UMinho tinha anunciado no mês de Abril a continuidade do ensino à distância até final do presente ano lectivo o que levou muitos estudantes deslocados a regressar aos respectivos concelhos de residência.

Eloy Rodrigues elogia ainda o cumprimento escrupuloso de todas as regras impostas na reabertura das bibliotecas, salientando que “muitas pessoas dizem precisamente que se sentem seguras” no interior destes espaços.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv