Benjamim Pereira aceita presidir o IHRU e Guilherme Emílio assume Câmara de Esposende

Com Luís Montenegro em Esposende, esta quarta-feira, o presidente da Câmara, Benjamim Pereira, revelou que aceitou o convite do primeiro-ministro para presidir ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

“Só aceitei este desafio porque acredito em si, no seu projeto e na sua visão para o país”, afirmou o autarca durante a cerimónia de inauguração do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Considerando este “um bom desafio”, Benjamim Pereira disse ainda que não poderia recusar.

Já Luís Montenegro considerou que Benjamim Pereira assume “um desafio gigante, que é o de coordenar com o Governo uma das principais políticas públicas que pode dar qualidade de vida, bem estar, futuro, sustentabilidade, competitividade, capacidade de reter o capital humano em Portugal”.

“O IHRU está neste momento confrontado com dificuldades que nunca teve até à data”, afirmou, elencando o crescimento do Alojamento Local, o aumento da procura devido à imigração, mas também o custo da habitação.

“Há muitos problemas, mas isso não quer dizer que a estrutura não tenha capacidade para os resolver”, referiu ainda Benjamim Pereira, dizendo que pretende, assim que assumir funções, fazer um diagnóstico da situação, notando que existem “duas realidades” no âmbito do instituto.

“Há a marcação do património, há muita coisa ligada ao IHRU que tem de funcionar, mas depois há uma nova dimensão que é a execução das estratégias locais de habitação, que os municípios têm do seu lado e que tem de ser feita, sendo fundos do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], até junho de 2026”, referiu.

Benjamim Pereira assegurou ainda que a sua prioridade à frente do IHRU será “dar resposta a quem precisa de habitação”, desde os jovens à classe média.

“Estamos a falar na ordem dos 4,5 mil milhões de euros para executar em relação à habitação. É uma responsabilidade enorme, estou confortável e tranquilo com essa responsabilidade porque sei que vou dar o meu melhor e que vou encontrar com certeza uma equipa que, quanto muito precisará de ser motivada para alcançar objetivos”, acrescentou.

Com a saída de Benjamim Pereira, que deverá assumir funções na segunda semana de setembro, a Câmara de Esposende passa a ser presidida pelo vereador e número dois na lista do PSD à Câmara de Esposende, Guilherme Emílio. “Está muito bem entregue”, apontou o novo presidente do IHRU. 


c/Lusa

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv