BE vai questionar Governo sobre abate de árvores em Famalicão

O Bloco de Esquerda (BE) vai questionar o ministério do Ambiente sobre o abate de centenas de árvores, no monte de Stª Catarina, nas freguesias de Vilarinho das Cambas e Outiz, em Famalicão, para que possa ser construída uma Central Fotovoltaica. O presidente da distrital de Braga do BE, José Maria Cardoso, diz que o partido será sempre a favor da produção de energia renovável, mas “não a qualquer custo”.

“Estamos a falar de um número indiscriminado de árvores abatidas, de árvores adultas e espécies raras, algumas delas a proteger, como sobreiros e carvalhos alvarinhos, que foram arrancadas e arrasadas.

José Maria Cardoso considera que “ao criar condições para se obter energias alternativas em defesa do ambiente está a prejudicar-se o ambiente”.

O bloquista afirma ainda que “este processo é feito de uma forma não totalmente transparente, porque não há conhecimento de qualquer estudo de impacte ambiental”, lamentando ainda que a população daquela zona do concelho deixe de ter um espaço “para fazer caminhadas”.

O Bloco lamenta ainda que se ponha em causa um espaço de quase 80 hectares, que “serve de proteção às massas de ar húmidas, que vêm da costa, e que tem um papel fundamental na preservação de um conjunto de ecossistemas envolventes”.

José Maria Cardoso acusa a Câmara Municipal de Famalicão de estar a escusar-se a qualquer responsabilidade, por se tratar de um terreno privado e argumentar que quando o projeto deu entrada já estava autorizado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Floresta (ICNF) e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Ainda assim, para o bloquista, “a gestão de uma autarquia deve-se pautar por princípios de defesa dos interesses dos munícipes, pela salvaguarda do espaço ambiental e pela preservação dos recursos naturais”.

A distrital de Braga do Bloco de Esquerda juntar-se-á este sábado ao protesto promovido pelo movimento Famalicão em Transição contra o abate de árvores para a construção de uma central fotovoltaica. A manifestação está agendada para as 10h30, no Monte de Santa Catarina.

A RUM tento obter mais esclarecimentos junto da Câmara de Famalicão sobre o assunto, mas ainda não obteve resposta.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv