BE questiona Governo sobre descargas poluentes no Rio Ave, na zona de Pedome em Famalicão

O Bloco de Esquerda questiona o Governo sobre as descargas poluentes no Rio Ave, na zona de Pedome em Vila Nova de Famalicão. Os bloquistas denunciam mais infrações que ocorreram no mês de julho e consideram fundamental aferir que medidas estão a ser desencadeadas pelas entidades competentes, como pela Agência Portuguesa do Ambiente, para fazer face a esta situação, identificar os infratores e agir em conformidade.


O dirigente José Maria Cardoso fala de uma “situação recorrente que prejudica um bem coletivo”. “Denunciamos o que sempre tem acontecido e o que sempre temos denunciado, ou seja, estas descargas ilegais são recorrentes e prejudiciais para os cursos de água e o Rio Ave tem sido o sofredor desta falta de cuidado e destas incúrias, muitos das vezes propositadas”, refere.


O grupo parlamentar questiona o Ministério do Ambiente e da Ação Climática se “tem conhecimento desta situação” e se “já foram identificados os agentes poluidores”. José Maria Cardoso sublinha a necessidade urgente de atuação. “A responsabilidade política é do Governo e técnica é da Agência Portuguesa do Ambiente e, portanto, têm que criar mecanismos”, aponta.

“É uma incúria que no decorrer do tempo foi quase como normalizada, como se nada acontecesse, como se fosse perfeitamente normal fazer-se este tipo de descargas”, salienta. “Não podemos continuar, é preciso atuar, de uma forma preventiva e dissuasora”, considera.


O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda aguarda respostas do Governo.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv