BE quer reformular linhas dos TUB, dedicar vias aos transportes públicos e colocar mais autocarros na rua

Alexandra Vieira, cabeça de lista pelo Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Braga, diz que linhas dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) precisam de ser revistas uma vez que a passagem de grande parte das rotas pelo centro da cidade é uma das razões para os atrasos frequentes dos autocarros. A menos de uma semana para as eleições autárquicas, o Bloco de Esquerda dedicou mais um dia à discussão da mobilidade na cidade, com alguns dos militantes e candidatos a atravessar a cidade de transportes públicos.
Segundo a bloquista, neste momento, “cada vez mais autocarros entram no centro da cidade”, o que torna o trabalho dos motoristas “muito mais difícil” porque “precisam de competir com o automóvel”. Por isso, para a candidata, “é muito importante rever estas rotas de atravessamento”, porque o facto de atravessarem o centro da cidade “é que faz com que haja atrasos significativos”.
“As pessoas usam o autocarro e há muitas pessoas que preferem usar o autocarro em vez de trazer o seu próprio automóvel, uma vez que, por incrível que pareça, o autocarro acaba por demorar menos tempo e ser mais barato em termos de despesas mensais”, acrescenta.
De acordo com a candidata, é imperativo, também, que se construam vias dedicadas para os transportes públicos e que haja uma maior número de autocarros a circular visto que “está mais do que demonstrado que durante as horas de ponta, ou seja, às primeiras horas da manhã e às últimas horas da tarde, as pessoas usam o autocarro”.
Alexandra Vieira foi uma das candidatas que percorreu Braga de autocarro, hoje,
“Se muitas vezes as pessoas optam pelo carro individual, é precisamente porque às vezes não cabem no autocarro e o autocarro nem chega a parar nas paragens”, remata.
