BE quer investir num parque público de habitação em Guimarães

O Bloco de Esquerda (BE) pretende seguir o exemplo de outras cidades europeias e apostar num parque público de habitação em Guimarães. Esta é uma das principais propostas da lista liderada por Luís Lisboa.

Em entrevista à RUM, o candidato alerta para a necessidade de “regular e mediar o mercado imobiliário no concelho”, denunciando que “todos os fogos de habitação que têm vindo a ser construídos apresentam preços exorbitantes”.

Luís Lisboa recorda também a afirmação do ministro Pedro Nuno Santos, aquando da sua visita a Guimarães, em maio, que alertou para a “situação gravíssima” vivida no município. “Foi preciso vir o ministro do PS dizer ao poder local quais são os problemas”, lamenta.

Para o cabeça de lista do BE, deve ser seguido o exemplo de países como a Alemanha, os Países Baixos e a Inglaterra, que apresentam parques de habitação entre os 30% e os 40%, enquanto Portugal tem 2%.


Pedonalização do centro histórico entre as prioridades


“É urgente retirar o trânsito do centro da cidade”. Lembrando que é Património Mundial da UNESCO, Luís Lisboa considera que não faz sentido haver aparcamento naquele local. Assim, defende a pedonalização do centro da cidade, mais concretamente na parte norte da Alameda São Dâmaso, na parte norte do Largo do Toural e na Rua de Santo António.

No que diz respeito ao ambiente, o Governo português tem o objetivo de garantir a neutralidade carbónica até 2050, mas Luís Lisboa pretende que Guimarães antecipe essa meta em 20 anos. O candidato bloquista alerta para a importância de “reduzir as emissões poluentes”, esperando que o concelho vimaranense seja “uma cidade modelo a título ambiental, climático e ecológico”. 


“Acreditamos que os nossos cidadãos, o nosso poder local e as nossas empresas têm de fazer a diferença. Não é necessário virem ordens da União Europeia ou do Governo”, argumenta, advogando que o objetivo passa por “ir à raiz do problema e saber de onde vem a usurpação dos recursos dos planetas”.


Neste campo, o cabeça de lista critica ainda as outras candidaturas, acusando-as de “quererem esverdear as medidas e de tentarem camuflar as coisas”. “Ambientalismo sem anticapitalismo não passa de mera jardinagem”, atira.

Luís Lisboa pede “votação em massa” no Bloco de Esquerda

O slogan da candidatura é ‘Guimarães para as pessoas’. Segundo Luís Lisboa, “o Bloco defende aquilo que é mais importante para os vimaranenses, desde os direitos fundamentais até à melhoria dos transportes públicos, passando por uma revolução social na cidade”.

Nesse sentido e atualmente com uma deputada municipal eleita, Sónia Ribeiro – recandidata-se ao cargo -, acredita que “os cidadãos vão perceber a importância de dar mais força ao Bloco” e pede que haja “uma votação em massa” no partido.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv