BE quer criar roteiro histórico do património industrial do Vale do Ave

O Bloco de Esquerda quer criar um roteiro histórico do património industrial do Vale do Ave.
Os deputados Alexandra Vieira e Luís Monteiro visitaram, esta segunda-feira, o Museu da Indústria Textil, em Vila Nova de Famalicão, e lembraram a recomendação que o partido endereçou ao Governo, com o objetivo de preservar este património.
O roteiro, dizem, deve contar com a colaboração do Turismo de Portugal e Turismo Porto e Norte, sendo ainda objetivo “a criação de uma linha de financiamento para a investigação científica, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, com o objetivo de aprofundar o conhecimento científico e académico sobre o património industrial do Vale do Ave”, disse à RUM Alexandra Veiria.
A bloquista explicou ainda que a visita ao Museu famalicense se enquadra “no projeto de recomendação feito pelo BE e aprovado por unanimidade na Assembleia da República, no sentido da valorização deste património industrial”. O Bloco de Esquerda pretende, assim, “preservar as histórias do que foi a industrialização e a memória do que foi o trabalho das pessoas nestas indústrias”.
“Há, de facto, um enorme património industrial, que já vem do século passado, que engloba um conjunto de maquinaria histórica e que importa preservar, musealizar e mostrar ao público, seja adulto ou escolar. Há também acervo em arquivo, que importa preservar, de cada uma das fábricas que existiu”, completou a deputada.
